Núcleos habitacionais também serão contemplados com luzes de alta tecnologia
A substituição de luzes a vapor de sódio, por 14 mil lâmpadas de LED, que a Prefeitura de Diadema está fazendo nas quatro regiões da cidade também abrange os núcleos habitacionais e loteamentos de interesse social.
A troca começou no final de março em ruas principais do Eldorado e Campanário e se estendeu por travessas e passagens situadas dentro das duas localidades e ainda nas do Bairro Taboão. Nos últimos quinze dias já foram implantadas mais de 700 luzes de tecnologia LED.
Um dos loteamentos contemplados foi o Recanto Feliz, no Campanário, onde reside Aldemir Eduardo da Silva Castro. Morador há 14 anos na Rua Amizade, Aldemir aprovou a troca da luminária antiga pela moderna de LED. “A luz nova tem cor diferente, é branca, ilumina mais e traz mais segurança para quem mora na rua. Quando ela acende clareia parte da minha sala”, conta.
Outra moradora da Rua da Amizade é Lusirene Morais do Santos. Mãe de três filhos, ela também gostou da nova iluminação. “Percebi a diferença assim que houve a substituição da lâmpada. Essa é menorzinha, mas ilumina muito bem. Agora vou me sentir mais segura quando chegar à noite, na minha casa, vindo do culto da igreja”, declara.
Estudo luminotécnico
As luminárias de LED colocadas em travessas e passagens são lâmpadas de potência elétrica entre 30 e 40 volts. Para implantá-las em vias de larguras menores, caso das travessas e passagens, a Secretaria Municipal de Obras, responsável pela substituição, solicitou da empresa que está fazendo o serviço, o estudo luminotécnico. A medida confere aos locais uma luminosidade adequada e tecnicamente segura.
Outra melhoria que a Diadema ganha com a modernização do sistema de iluminação pública é o processo de georreferenciamento que está sendo feito junto com as trocas das luzes.
Assim que todas as lâmpadas forem substituídas a Prefeitura terá a localização exata de cada ponto de iluminação do município.
Diadema já tem em funcionamento 11.400 lâmpadas pelo sistema LED. Quando concluída a troca do lote das 14 mil novas luzes, a cidade terá toda a iluminação pública nessa tecnologia e de mais 25 mil luminárias instaladas.
Também terminada a substituição, pelo mesmo sistema, dentro dos 219 núcleos habitacionais, a iluminação que é mais econômica, tem maior campo de luminosidade e durabilidade irá beneficiar 75.032 moradores que habitam 27.687 domicílios.