Lançamento de livro marca aniversário da Fundação Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul irá completar 22 anos de atividade no dia 12 de junho e, para comemorar, a instituição irá lançar a autobiografia Memórias de um Engenheiro da Cerâmica São Caetano, escrita por Urames Pires dos Santos, de 88 anos. O evento ocorrerá no Plenário dos Autonomistas (Av. Goiás, n° 600, Bairro Santo Antonio), a partir das 19h30. Com esse lançamento, a instituição retoma seu projeto editorial, que teve sua última publicação em 2007, e chega ao seu vigésimo segundo livro.
O fio condutor da produção é o relato dos cerca de 30 anos durante os quais Santos trabalhou como engenheiro da Cerâmica São Caetano, uma das mais importantes indústrias do município, que ficou famosa pelos ladrilhos, telhas e tijolos refratários, e de seu contato com a família Simonsen, especialmente com Roberto Cochrane Simonsen, presidente da empresa e um dos homens mais importantes do país. Por meio da riqueza de detalhes da narrativa também é possível acompanhar o desenvolvimento da cidade, do Bairro Cerâmica, da Avenida Senador Roberto Simonsen, além de aspectos da sociedade e da política local da época.
Ao longo dos 12 capítulos, os leitores terão a oportunidade de conhecer as demais facetas do autor – rotariano, jornalista e vereador (nas gestões de 1953 e 1958) – que foi protagonista não só da Cerâmica São Caetano, como também da cidade. Como escreve o sociólogo José de Souza Martins, que assina o prefácio da obra, “(…) este livro é uma dádiva. Além de sua importância literária e histórica, tem enorme importância documental (…) Ler este livro é percorrer, conduzido por um guia competente e testemunha presencial, episódios decisivos do advento da modernidade no Brasil”. A intenção da Fundação é que esta publicação sirva de fonte de pesquisa sobre um período que pouco se tem registro: o de industrialização de São Caetano. “Com esta obra, a Fundação continua a cumprir o objetivo de resgatar a história do município por meio de publicações que sejam documentos inéditos”, afirma a presidente da Pró-Memória, Sonia Maria Franco Xavier.
22 anos – Além do lançamento da obra, também integram as celebrações dos 22 anos da Fundação Pró-Memória a distribuição de marcadores de livros com a frase vencedora do concurso cultural promovido pela Pró-Memória, e de um novo folder institucional da entidade. Mais informações sobre esta programação podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.