Levou um susto!

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

10 de Maio

Fiel escudeiro do ex-presidente Jair Bolsonaro, o pré-candidato a prefeito de Santo André, Luiz Zacarias que também é vice prefeito, levou um susto na última semana quando recebeu notificação para retirada dos painéis que espalhou por toda a cidade. O fato foi inusitado porque Zacarias vinha dizendo em suas reuniões que ele tem apoio do Bolsonaro, e os painéis estão com a foto do ex-presidente junto, mas que nunca autorizou a sua divulgação conjunta. Parece que eles nunca se conheceram, foi um descuido de sua equipe. Será?

Ilustre desconhecida!

A sobrinha do prefeito de São Bernardo, a ilustre desconhecida Flávia Morando e pré-candidata a prefeita com apoio de seu tio Morando, ganhou espaço definitivo nas redes televisivas nos últimos dias, divulgando a cidade e seus feitos (nenhum) pelo município, além de convidar as mulheres da cidade para se filiarem em seu partido, o União Brasil. Pensa o prefeito que essas ações irão impulsionar sua sobrinha, está muito enganado, depois das últimas notícias que dão conta que a saúde da cidade anda tão mal quanto sua administração.

Contas a parte!

Santo André está com as contas em dia e não deve nada. Será? – parece que o prefeito Paulo Serra só pagou as contas pontuais e de vencimento no mês e já acha que está tudo em ordem. Contas pontuais são bem diferentes das de longo prazo, que devem chegar a uns 4 bilhões de reais. Nos últimos quatro anos de seu governo, quase dobrou e isso o prefeito não fala. Mas, as contas pontuais será que estão em dia mesmo? – algumas a administração demora até seis meses para quitá-las. Coitados dos pequenos fornecedores andreenses!

Novo presidente

O legislativo mauaense já tem seu novo presidente desde a última sessão. O vereador Júnior Getúlio foi eleito por unanimidade para o cargo, e deve ocupá-lo até o final de dezembro. O ex-presidente, o vereador Geovane Corrêa renunciou ao cargo após ser envolvido em um escândalo sexual com uma menor. Depois de dois meses afastado do cargo e a justiça ter arquivado o caso por falta de provas, veio a renúncia. Ao que tudo indica, Corrêa também não deve concorrer a uma vaga na Câmara nas próximas eleições que acontecem em outubro.

Até que enfim

Após ser aprovada a convocação do secretário de Saúde, Geraldo Reple, pela Câmara de São Bernardo, ele será ouvido em audiência no plenário do Legislativo na próxima terça-feira (14). Todos esperam que os vereadores sejam duros nas perguntas e que recebam respostas claras e objetivas quanto aos descasos na área da Saúde e no Hospital da Mulher, onde ocorreram mortes de pacientes e recém-nascidos nos últimos meses. Casos estão sendo investigados pela polícia e alvo de denúncias constantes. Que tudo seja esclarecido o mais breve possível.

Alunos denunciam racismo

Alunos da Escola Municipal Angelo Raphael Pelegrino, de São Caetano, estão denunciando discriminação racial por parte de alunos e até de professores da escola. O caso foi noticiado pelo SPTV na última terça-feira, dia 6. Os pais de alunos criaram o coletivo Akilomba para lidar com a situação, mas o caso foi denunciado à polícia e a justiça. Em um dos casos, como contou o estudante Emanuel de 9 anos, a professora impediu ele de pintar a pele de um personagem de desenho com um lápis da que se identificava, que seria a cor preta. Segundo a criança, ela foi obrigada a refazer a pintura em um novo papel, dessa vez na cor bege. Assim como Emanuel, seu irmão Matheus de 13 anos, relata que sofreu racismo no ano passado na mesa escola.

Não adianta criar grupo de orientação à professores e funcionários como foi feito pela prefeitura. Deveriam sim é demitir e denunciar os acusados à vara da Infância e Juventude e a polícia. Outros casos já ocorreram na mesma escola só que não foram noticiados.

Novos rumos, será?

Com a retomada de rumo do PRD de São Caetano, a base do prefeito na Câmara deve ficar menor e balançada. O presidente do partido na cidade, Eduardo Vidoski, acaba de lançar sua candidatura a prefeito. Tudo leva a crer que o PRD iria se alinhar com o prefeito, e a situação não se concretizou e houve o racha. Melhor para os adversários, já que a base do prefeito não é tão sólida quanto ele enxerga, ou se enxerga.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.