O primeiro ônibus elétrico do transporte público de São Caetano do Sul, começou a circular na última quinta-feira (13), na Linha 03 – Circular Barcelona da empresa Viação Padre Eustáquio.
Esta é a primeira etapa do processo de eletrificação da frota de ônibus municipais, que receberá mais veículos em breve – atualmente são 57, sendo todos os demais à combustão.
O ônibus elétrico não onera a Prefeitura e nem a empresa concessionária, a VIPE (Viação Padre Eustáquio). Pelo contrário: oferece uma série de comodidades, como ar-condicionado, wi-fi, suspensão a ar, tomadas USB, iluminação interna em LED e GPS.
O ônibus de alta capacidade de passageiros tem 13,2 metros de comprimento. A acessibilidade é uma prioridade. Conta com bancos especiais para obesos; assentos demarcados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência; rampa para cadeirantes e espaço para cão-guia.
A autonomia das baterias é de 250 km, em média, o que possibilita ao veículo rodar o dia todo, em qualquer uma das dez linhas municipais. Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, é equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia (que recupera parte da carga durante as frenagens).
O painel de instrumentos do modelo foi pensado para se adequar às novas necessidades de controle, trazendo informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.
1ª mulher motorista e 1º ônibus elétrico
Rosa de Almeida Cordeiro, 49 anos, é a primeira motorista de transporte público em São Caetano. Rosa esteve na apresentação do ônibus 100% elétrico, mas já está atuando como motorista desde abril, na empresa concessionária do transporte público de São Caetano. Rosa atua na Linha 03 – Circular Barcelona.