Luiz Fernando é o primeiro candidato confirmado à Prefeitura de São Bernardo

Presidente Lula, ministros e lideranças políticas marcaram presença na convenção, que contou com 5 mil pessoas

O cenário político em São Bernardo por conta das eleições deste ano continua agitado, com movimentações dos pré-candidatos à prefeitura e de partidos. No entanto, até o momento, apenas Luiz Fernando (PT) oficializou candidatura à prefeitura, em evento no último sábado (20), que reuniu cerca de 5 mil pessoas na Estância do Alto da Serra.

O ex-deputado Marcelo Lima (Podemos) anunciou nesta semana convenção partidária para o próximo dia 28. Até o fechamento da edição, os demais pré-candidatos não haviam se manifestado oficialmente.

O evento que lançou oficialmente Luiz Fernando como candidato a prefeito e Dr. Dib, do PSB, como vice, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como de seu vice, Geraldo Alckmin.

Os ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além de deputados federais e estaduais, bem como lideranças sindicais, reforçaram o peso político do evento.

A chapa de Luiz Fernando conta com apoio de mais oito partidos, além do PT: PCdoB, PSB, PV, Mobiliza, Rede, Democracia Cristã, PSOL e PDT, a maior do pleito. A convenção de sábado oficializou, ainda, cerca de 200 nomes para a disputa de cadeira na Câmara Municipal, com seis chapas no total.

A participação em peso do governo federal e de fortes lideranças políticas reforça o apoio incondicional do presidente Lula para a retomada do desenvolvimento de São Bernardo, que vem sendo criticada por crises na Saúde, na Segurança, no endividamento e perda de grandes empresas.

Retomada

Durante seu discurso, Lula afirmou que seu governo tem recuperado o Brasil de anos de atraso por conta de gestões que não olhavam para a população. “Aqui em São Bernardo a situação é a mesma. Luiz Fernando é a pessoa preparada para recuperar nossa cidade”, disse.

Luiz Fernando também destacou a falta de humanização da atual gestão e afirmou que para colocar São Bernardo novamente rumo ao desenvolvimento vai precisar do apoio irrestrito do governo federal.

“Graças ao governo do PT temos uma estrutura muito completa de Saúde e Educação. Mas falta o olhar para a nossa gente. Tenho certeza que, com o apoio do presidente Lula e de toda essa militância, vamos colocar São Bernardo no caminho certo novamente”, afirmou.

Pré-candidaturas

A corrida pelo Paço de São Bernardo conta, ainda, além de Marcelo Lima (Podemos), com Alex Manente (Cidadania), que até o momento segue em negociações para compor a chapa majoritária, e Flávia Morando que, segundo informações de bastidores, encontra resistência do próprio partido, o União Brasil. Rafael Demarchi, do Novo, e Cláudio Donizete, do PSTU, completam a lista.