Luiz Fernando percorre comércios de São Bernardo e ouve reclamações

Candidato a prefeito de São Bernardo e deputado estadual pelo PT, Luiz Fernando esteve no bairros Botujuru, Jardim Cláudia, Vila Vitória, Centro e muitos outros durante a semana e ouviu muitas reclamações de comerciantes do município.

Muitos deles relataram que as vendas caíram principalmente por conta das saídas de empresas de São Bernardo nos últimos anos. “Perdemos Toyota, Ford, EMS, Atento, Bacardí, centro de distribuição das Lojas Renner e muitas outras. Quando elas vão embora, levam junto os milhares de empregos e as vendas nos comércios da região caem drasticamente”, disse Luiz Fernando.

Um estudo realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) revelou que o encerramento das atividades da Ford em São Bernardo do Campo, por exemplo, teve reflexo em 27 mil trabalhadores, se contada toda a cadeia de produção. O impacto financeiro foi de R$ 600 milhões por ano. Além disso, se for colocado na conta as famílias dos funcionários, o número chega a 108 mil pessoas atingidas, quase 20% da cidade.

“Precisamos trazer as indústrias de volta para São Bernardo, pois sempre fomos a cidade do emprego de qualidade. Também precisamos modernizar nossa linha de produção com a vinda, por exemplo, dos veículos híbridos”, disse Luiz Fernando.

Frente Parlamentar

Luiz Fernando é coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química e Farmacêutica do Estado de São Paulo na Assembleia Legislativa, onde ocupa o cargo de deputado estadual desde 2015.

“Tenho ido rotineiramente à Brasília para levar nossa preocupação com a desindustrialização de São Bernardo ao presidente Lula, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e aos ministros. É muito preocupante a situação que a cidade enfrenta”, disse.