Agência e SA assinam convênio para retomar operação de incubadora tecnológica

Auxiliar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas com destaque ao empreendedorismo e incentivo à inovação são os objetivos da retomada da InNova, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André. A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e a Prefeitura de Santo André assinaram o convênio de cooperação técnica na última quarta-feira (26/06).
O presidente da Agência e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, afirmou que as iniciativas que trazem retorno para a população são fundamentais. “Retomar as atividades com essa sinergia entre os atores regionais é muito positivo para toda a região. É um momento em que as medidas que visam melhorar a vida da população vão ganhar aceleração”, disse. O vice-presidente da Agência, Joaquim Celso Freire Silva, também esteve presente e assinou o convênio.
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, deu as boas vindas aos oito novos empreendedores da incubadora. “Não poderíamos ter esse espaço ocioso e não prestar o serviço que devemos à população. E que daqui saiam grandes projetos”, afirmou.
“É uma alegria muito grande reativar o que acreditamos que possa fazer a diferença na cidade. São 384 incubadoras no Brasil que geram mais de 16 mil postos de trabalho e Santo André hoje se insere nessa lista”, disse a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Oswana Fameli.
Para o diretor titular da regional do Ciesp Santo André, Emanuel Teixeira, a incubadora é importante para a interação dos representantes da área. “A expectativa do empresariado é muito grande. Incubar empresas tecnológicas é um desafio para o Brasil.”
InNova – A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André tem área de 220 m² e 11 salas equipadas com internet e linhas telefônicas destinadas a empresas nascentes com base tecnológica. A incubadora oferece espaço físico por um determinado período e apoio para a consolidação das iniciativas. Os incubados pagam um aluguel simbólico e os recursos são revertidos em atividades como capacitação e ajuda no plano de negócio.
Os empreendedores terão acesso à capacitação para conquista de novos mercados, incremento da qualidade dos seus produtos e serviços, inovação tecnológica e aumento da produtividade e lucratividade, além de estimular a articulação entre empresas, universidades e centros de pesquisa.
O processo de seleção será permanente e a direção da incubadora receberá as propostas durante o ano. O Conselho Consultivo, que será constituído com a participação de empresas, sindicatos, universidades e entidades empresariais, avaliará as propostas e os aprovados passarão por um curso de pré-incubação que ocorrerá duas vezes por ano. Se não houver vagas, as empresas dentro do perfil de atuação da InNova entrarão em uma lista de espera para ocupar o espaço.
A InNova fica na Av. Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, Santo André.