UPA Centro e CAPS Infanto Juvenil são referências nas áreas de emergência e saúde mental, respectivamente; revitalização de todas as Unidades Básicas, reforma do Hospital Municipal, Unidade de Vigilância em Zoonoses e PA Eldorado são algumas das melhorias na área
Em Diadema, o ano de 2024 tem a marca da ampliação do cuidado à saúde com a abertura de dois novos serviços na cidade: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ). Os dois serviços são referência na área de emergência e saúde mental, respectivamente, e mostra como o prefeito Filippi tem investido para melhorar os atendimentos da população da cidade.
No início de setembro, a Unidade de Pronto Atendimento Centro entrou em funcionamento e já registrou aumento de 41,3% no número de atendimentos no primeiro mês em relação ao mesmo mês do ano passado. Para efeito de comparação, o Pronto-Socorro Central, antigo equipamento, realizou 9.455 atendimentos, entre 2 e 30 de setembro de 2023, nas especialidades de clínica médica, pediatria e odontologia e, ao passar para UPA, chegou a 13.358 atendimentos nas mesmas especialidades.
O número se aproxima de 90% da previsão inicial, que é de mais de 15 mil atendimentos mensais, entre consultas e procedimentos, tanto para observação e internação nos setores adulto e pediátrico. A UPA Centro funciona 24h, sete dias por semana, com exames laboratoriais e raio-x digital, Tele ECG e contará com 60 leitos (adulto e infantil), o que representa um aumento de 43% de leitos.
Além das melhorias e adequações pelas quais o Pronto-Socorro Central passou para implantação da UPA Centro, o governo Filippi adquiriu equipamentos novos para a revitalização, como camas, macas, cadeiras, cadeiras de rodas, monitores cardíacos, cardioversores, ventiladores, bombas de infusão, dentre outros.
A Unidade ainda possui farmácia para dispensação de medicamentos que funciona diariamente, das 7h às 22h, e disponibiliza 48 medicamentos de acordo com a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), entre antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios e anti-térmicos.
CAPS IJ
O novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil é dividido em dois andares e possui recepção ampla, quatro salas de atendimento individual, três salas de atividade coletiva e atendimento familiar, salas de medicação, enfermagem, farmácia, quarto coletivo para acolhimento integral/ observação, espaço de convivência interno, quadra de futebol externa, banheiros masculino, feminino e PCD, além de dependências administrativas e de funcionários.
O serviço passou a funcionar nesta semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, em novembro, passará a ser 24h, sete dias por semana. Serão seis leitos para acolhimento integral, recebendo os adolescentes que precisarem de cuidados intensivos em momentos de maior sofrimento psíquico. O acolhimento integral em CAPS se dá pela indicação da equipe multiprofissional deste serviço, com a participação dos responsáveis.
Desde 2022, a Secretaria Municipal da Saúde reorganiza a rede de saúde para acompanhar e atender as crianças com riscos psíquicos para seu desenvolvimento. Também foram criados cinco núcleos de avaliação do desenvolvimento infantil composto por profissionais das UBS e do CAPS IJ. Essas ações compõem a linha de cuidados para as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Até o momento, 300 crianças foram avaliadas pelos núcleos e encaminhadas para os serviços para acompanhamento.
Melhorias
Além dos novos serviços, a Administração revitalizou todas as UBSs, nos últimos quatro anos; reformou o prédio atual do Hospital Municipal e instalou o tomógrafo; ampliou exames e procedimentos do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde; reformou e ampliou a estrutura da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ); reformou e ampliou o Pronto Atendimento (PA) Eldorado.
E vem mais por aí: as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paineiras e dos CAPS Álcool e Drogas e o CAPS III Sul/Oeste estão em andamento.