Como parte da elaboração do Plano Plurianual Regional, serão realizadas sete plenárias entre 10 de setembro e 1º de outubro, uma em cada cidade
Durante reunião extraordinária no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na última segunda-feira (15), liderada pelo prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho, prefeitos e secretários das sete cidades definiram as macrodiretrizes e os temas prioritários do Plano Plurianual Participativo Regional para o período 2014/2017.
O plano prevê articulação com os PPAs estadual e federal e a integração com o Sistema Nacional de Planejamento, que vem sendo fortalecido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
De acordo com Marinho, durante as sete plenárias marcadas para ser realizadas entre 10 de setembro e 1º de outubro, serão trabalhadas quatro macrodiretrizes com seus respectivos temas: Infraestrutura Regional (mobilidade urbana e drenagem urbana); Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental (resíduos sólidos, riscos urbanos e ambiental, habitação e segurança urbana); Desenvolvimento Econômico Regional (diversificação, inovação tecnológica e turismo); Inclusão Social e Direitos Humanos (saúde, educação, cultura, esporte, lazer e políticas sociais e afirmativas).
“Cada cidade está consolidando o seu PPA. A ideia é realizar uma plenária em cada cidade para debater as questões regionais. Nós vamos convidar a sociedade civil organizada e várias entidades e representantes que desejarem discutir as novas diretrizes regionais, buscando casar com as diretrizes federais”, explicou o presidente do Consórcio. Os locais das reuniões serão definidos por cada município.
Segundo Marinho, nas plenárias serão formados grupos de trabalho que escolherão quais os temas e diretrizes serão discutidos. “O próximo passo será a consolidação desse conjunto de questões e proposições, que passará pelo crivo da assembleia de prefeitos, no sentido de facilitar a captação de recursos tanto federal quanto estadual”, concluiu.
Segurança – Outra pauta da assembleia extraordinária foi a preparação da audiência com o secretário Estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, nesta quinta-feira (18), às 10h, no Consórcio.
Entre os temas a serem abordados, de acordo com Luiz Marinho, estão o déficit de efetivo, tanto da polícia militar como da polícia civil, e a necessidade de investimentos em tecnologia e videomonitoramento nas divisas para melhorar a segurança da região. “Queremos saber qual a visão do secretário sobre a segurança pública na nossa região. Nossa análise é que falta efetivo da polícia militar e civil, falta funcionamento adequado dos distritos policiais. Espero que o secretário tenha uma visão que interaja com as demandas que estamos apresentando”, disse.
Também foram debatidas as demandas regionais visando a Audiência Pública do Orçamento Estadual, marcada para sexta-feira (19), também às 10h, na sede do Consórcio Intermunicipal.