Localizada na Av. Barão de Mauá, 3.587, Jd. Maringá a nova Unidade recebeu a denominação de UPA Barão de Mauá. A área de abrangência alcança 25 bairros com uma população superior a 100 mil habitantes.
A quarta Unidade de Pronto atendimento 24h de Mauá foi inaugurada na última terça-feira, 16/07, com a presença do prefeito Donisete Braga, do Dr. Paulo de Tarso Monteiro Abrahão – coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde e Lumena Furtado, secretária de Saúde de Mauá. Autoridades municipais e da região, como os prefeitos Luiz Marinho e Gabriel Maranhão, de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra respectivamente, mais os conselheiros de saúde também participaram da solenidade.
“Esta unidade vai trabalhar com um diferencial visando o melhor cuidado à população, pois temos toda a preocupação e toda dedicação em buscar, na questão da saúde, um processo onde o cidadão vai fiscalizar, acompanhar e reconhecer que atuamos para aperfeiçoar e oferecer a melhor qualidade,” afirmou o prefeito Donisete Braga.
A UPA Barão de Mauá é classificada como Porte II e atenderá com dois clínicos e dois pediatras por plantão. 120 funcionários trabalharão no novo equipamento de saúde. Com mil metros quadrados de área construída, conta com 47 salas, sendo quatro consultórios, duas salas de espera, duas observações e UTI com três leitos.
Paulo de Tarso, representante do Ministério da Saúde destacou que “a unidade vem reforçar o processo que estamos implantando de trabalhar em rede de atenção à saúde. São todos os componentes atendendo as necessidades de saúde da população e a UPA é um desses componentes, levando a urgência o mais próximo possível da residência das pessoas”.
Lumena Furtado, secretária de Saúde, enfatizou que “a UPA Barão de Mauá nasce um pouco diferente das demais em alguns aspectos, vindo de encontro ao nosso desafio de humanizar o atendimento na saúde. Para construir um cuidado diferenciado pequenos detalhes fazem a diferença, como as duas salas de espera e a farmácia atendendo 24 horas.” Lumena assegurou que “o mesmo padrão será estendido para as demais UPAs.”
Com a nova UPA o Pronto Socorro que funcionava junto a UBS São João será desativado, possibilitando que a UBS tenha espaço mais amplo para o atendimento da atenção básica que trabalha com agendamento.