Centro de emergência para dengue é criado

Executivo estadual também anunciou o envio de R$ 228 milhões aos municípios paulistas para o enfrentamento da doença

A evolução no número de casos da dengue no Estado de São Paulo, fez com que o governador Tarcísio de Freitas anunciasse nesta semana, dia 23, a criação de um Centro de Operações de Emergências para a dengue e outras arboviroses.

Tarcísio também prometeu que enviará cerca de R$ 228 milhões aos municípios paulistas para enfrentamento da dengue.

De acordo com o Painel de Arboviroses da Secretaria da Saúde, o estado tem 63.383 casos prováveis e 21.835 registros confirmados de dengue. Desses, 55 pacientes evoluíram para casos graves. Há ainda seis mortes em decorrência da doença. Outros 85 óbitos estão em investigação.

“Por meio de um painel situacional, vamos conseguir ver a evolução do quadro e dar um suporte imediato aos municípios”, afirmou Tarcísio, sobre o funcionamento do centro de emergências.

“Vamos estar em contato permanente com as secretarias de saúde municipais e monitorando de forma geolocalizada onde a gente está tendo problema para que a gente possa ter uma ação imediata”, acrescentou.

Durante reunião no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, afirmou que considera a dengue neste ano como um “grande desafio”.

“Tivemos muita gente que teve dengue no ano passado. A repetição favorece uma dengue grave”, destacou o governador. Ele ressaltou outro fator dificultador, que é o fato de o sorotipo 3 da doença estar circulando pelo estado.