Neste mês de fevereiro temos a conjunção do arcano IV, O Imperador, e carta xamânica 27, Libélula (Ilusão). Esta combinação forma a tônica do mês, isto é, a energia principal do período.
O Arcano IV, O Imperador, é a força reguladora, o arquétipo da liderança, atividade e controle. É o poder da mente em ação no coletivo, objetivando a harmonização. É a consciência de que toda regra tem sua função, é aquele que vigia a ordem evitando o caos. Não se corrompe pelo poder e governa com mão justa. É a inteligência superior dominando as emoções e desejos mais baixos. Representa a ação firme. É o poder do autodomínio para governar o mundo externo.
A carta xamânica 27, aponta para as ilusões que acreditamos serem realidade concreta. O aspecto psicológico aqui tem grande importância, lembrando que as distorções internas, projetadas no externo, geram erros de abordagem, dificultando a expansão da consciência. A Libélula traz o alerta de que nem tudo é o que parece ser e que a única solução para o livramento dos enganos é a autotransformação.
Em fevereiro será importante aumentarmos a atenção sobre tudo o que for manifestado e manifestarmos. As ilusões podem imperar e distorcer nossa percepção, levando-nos a acreditar que é verdadeiro o que de fato não é. Manipulações, especialmente emocionais são campo fértil para a geração de cenários ilusionistas, exigindo critérios mais rigorosos na análise do que se apresentar.
E o arcano IV, O Imperador, mostra-nos a postura eficiente no domínio das ilusões. Demonstra a necessidade de mão firme e justa no manejo do manifestado, com critérios racionais e inteligentes a desvendar a verdadeira natureza das sugestões a nos conduzir, influenciando as emoções, muitas vezes desorganizadas, originadas de estímulos impactantes e contraditórios. Esta racionalidade e firmeza na conduta são meios para autorregulagem e percepção aguçada.
Portanto, mantenha-se firme, consciente e questionador. Não acredite em tudo, questione, investigue. Não se deixe levar.