A fim de conhecer e atender as necessidades dos moradores de São Caetano, aperfeiçoando cada vez mais a gestão do município, a Prefeitura mantém vários canais de comunicação. A Ouvidoria é um deles. Por meio da Ouvidoria, o morador de São Caetano pode enviar sugestões, reclamações, denúncias, pedidos de informação e, até mesmo, elogios.
Segundo o ouvidor geral, o advogado Filinto de Almeida Teixeira, o prazo oficial para o atendimento das manifestações – enviadas pessoalmente, por telefone, e-mail ou pelo site – é de 20 dias corridos. Mas a devolutiva pode ocorrer em tempo muito menor, dependendo da natureza da demanda.
Uma das maneiras mais rápidas e simples de acessar a Ouvidoria é pelo site. Basta entrar no Portal das Ouvidorias: https://ouvidoria.saocaetanodosul.sp.gov.br. Lá, você encontrará acesso à Ouvidoria Municipal Geral, Ouvidoria Setorial da Saúde, Ouvidoria Setorial da Educação, Ouvidoria Setorial de Segurança e Ouvidoria Setorial da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e poderá descrever sua solicitação por escrito.
Após o contato do munícipe, será feito o encaminhamento da solicitação à secretaria responsável e, assim que o caso for solucionado, o munícipe recebe uma notificação. Diversos assuntos podem ser tratados por esses canais. Na Ouvidoria Geral, pode-se tratar de toda a prestação realizada pelo Poder Público Municipal, sem exceção, vale dizer, em todas as áreas.
O contato do munícipe pode ser sigiloso ou anônimo. Na manifestação sigilosa, o munícipe se identifica apenas para a Ouvidoria, mas seus dados pessoais não são enviados para outros departamentos. Na manifestação anônima, não é preciso se identificar, mas não será possível consultar o andamento da solicitação. Quando o munícipe se identifica, assim que houver um retorno da solicitação feita, a Ouvidoria entra em contato. O objetivo é que todo cidadão que busque a Prefeitura seja atendido com transparência e sem burocracia, da forma mais rápida possível.
Serviço
Ouvidoria Geral
Atendimento presencial: Atende Fácil – Rua Major Carlo Del Prete, 651. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Não é necessário fazer agendamento;
Atendimento telefônico: (11) 4227-7761, (11) 4227-7762, (11) 4227-7770;
Atendimento por email: ouvidoria@saocaetanodosul.sp.gov.br;
Portal das Ouvidorias: ouvidoria.saocaetanodosul.sp.gov.br.