A previsão de fortes chuvas para os primeiros meses do ano mobilizou vários setores da Prefeitura de São Caetano para ação rápida em ocorrências registradas devido ao alto volume de precipitação. E o planejamento preventivo se mostrou eficaz para que a cidade pudesse absorver, sem grandes transtornos, os 258 milímetros de chuva acumulados em janeiro.
Já no dia 3 de janeiro, o prefeito Tite Campanella reuniu o Comitê de Resiliência e Eventos Climáticos Extremos, responsável por gerir o Programa Alerta São Caetano, para organizar os trabalhos para o período de chuvas fortes. O Programa Alerta São Caetano engloba procedimentos a serem adotados na prevenção, resposta, assistência e reabilitação de áreas atingidas por ocorrências deste tipo, como as enchentes, e sua atuação prática é essencial para mitigar os problemas.
Diversas secretarias se organizaram para os trabalhos. O Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) intensificou os serviços de limpeza e desobstrução das bocas de lobo, priorizando regiões com riscos de alagamento.
A Defesa Civil, com apoio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), faz o mapeamento de toda a cidade. Quando há período de chuva intensa, as câmeras monitoram regiões afetadas e, em caso de obstrução do tráfego (totalmente ou parcialmente), o CGE emite alerta para a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) organizar o trânsito no local.
Quando há eventual queda de árvores, o Saesa também conta com equipes de plantão para executar a remoção das espécies. Essa agilidade no atendimento foi presente na primeira semana do ano, quando fortes chuvas causaram a queda de cerca de 70 árvores em São Caetano – e mesmo assim o município voltou à sua normalidade em poucas horas.
Todo esse planejamento e ação em conjunto tem permitido que os impactos das fortes chuvas sejam mínimos. Nos pontos de alagamento há rápido escoamento da água devido à constante limpeza das galerias e bocas de lobo. E a velocidade de sinalização viária e atendimento garante também que quem esteja eventualmente na rua consiga trafegar pela cidade em segurança.
Jaboticabal
Outra ação realizada em janeiro foi o acompanhamento da obra do Piscinão Jaboticabal, na tríplice divisa de São Caetano, São Bernardo e São Paulo. O prefeito Tite Campanella vistoriou os trabalhos no reservatório, que será o maior da América Latina, com capacidade para armazenar 900 milhões de litros de água e que beneficiará bairros que concentram 42% da população de São Caetano.