Por ações na educação étnico-racial, Ribeirão Pires recebe reconhecimento

Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais reconhece, valoriza e dissemina ações das redes de ensino

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais. A certificação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC) – por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) – é concedido às secretarias de educação do País que desenvolvem ações pedagógicas e de gestão na promoção da equidade racial.

Para receber o selo, a Secretaria de Educação de Ribeirão Pires aderiu à Pneerq e respondeu ao Diagnóstico de Equidade (pesquisa referente à implementação da Lei nº 10.639/2003). Além disso, o selo indica também que a rede municipal de ensino da Estância alcançou o Índice de Formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer).

A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) tem o objetivo de implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como a promoção da política educacional para a população quilombola. O público prioritário é formado por gestores, professores, funcionários e estudantes, ou seja, a Pneerq abrange toda a comunidade escolar.

Dando sequência ao trabalho já realizado, nesta quinta-feira (13), acontece a apresentação oficial da PNEERQ e a ementa do ciclo formativo de diretores e dirigentes escolares. “Ao iniciar um novo ciclo de formação continuada pautado nas relações étnico-raciais, o município reforça seu compromisso com a capacitação dos profissionais para a inclusão, redução das desigualdades, promoção da equidade e combate ao racismo por meio da educação”, comentou Tatiane Regina Ribeiro, orientadora educacional.