Assim como na Capital, espaço será aberto para uso dos ciclistas somente aos domingos e feriados
Até o final deste ano, São Bernardo do Campo passará a contar com aproximadamente 18 quilômetros de ciclofaixas de lazer. A ideia é oferecer um espaço de lazer aos ciclistas, seguindo a mesma proposta que hoje é desenvolvida em São Paulo, além de promover a conscientização sobre o uso da bicicleta.
As ciclofaixas serão implantadas em três avenidas da cidade: Lauro Gomes (nove quilômetros), Aldino Pinotti (800 metros) e Robert Kennedy (oito quilômetros). O espaço será aberto para uso dos ciclistas somente aos domingos e feriados, das 7h às 16h.
São Bernardo será contemplada pelo projeto regional desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que atenderá as sete cidades da região. O investimento para a implantação do modal em São Bernardo será de R$ 1,1 milhão. Esse mesmo montante está previsto para o custo anual de manutenção, que inclui operação, material, pintura de faixas, monitores, entre outros.
A implantação e a manutenção do projeto serão subsidiadas por meio de patrocínio, sem custos para as prefeituras. O edital de chamamento público será lançado em agosto, e a previsão é que as ciclofaixas estejam em funcionamento até o final do ano.
Segundo a consultora especialista em Planejamento de Transporte Urbano, Andrea Brisida, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Mobilidade do Consórcio, “além da implantar a infraestrutura cicloviária, a intenção é desenvolver um trabalho de conscientização para que haja uma convivência segura e tranquila entre motoristas e ciclistas.”
De acordo com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, todos os novos projetos viários da cidade prevêem a implantação de ciclovias ou ciclofaixas, a exemplo do projeto de construção dos 12 corredores de ônibus e da Linha 18-Bronze do Metrô. Isso significa quase 70 quilômetros de infraestrutura cicloviária na cidade.
Opção de transporte – As ciclofaixas são demarcadas por meio de pintura na mesma via por onde passam os veículos. São Bernardo, hoje, conta com apenas uma ciclofaixa permanente, na Avenida Presidente João Café Filho, com dois quilômetros de extensão. Diferente da ciclofaixa de lazer, a permanente funciona como opção de transporte.
Já as ciclovias possuem uma estrutura física que separa os ciclistas do tráfego local e dos pedestres. Atualmente, a cidade possui dois quilômetros e meio de ciclovias, que estão localizadas na Avenida Pery Ronchetti (1,7 quilômetro) e na Avenida João Firmino (800 metros).