Antes da COP30

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes

21 de Março

A preparação para a Conferência das Partes – COP30 requer além da infraestrutura de um evento deste porte, a clareza na comunicação referente aos propósitos que levam o mundo para a capital paraense (Belém) em novembro deste ano. O que está em jogo agora é a operacionalização dos desdobramentos do Acordo de Paris, fruto da COP21, realizada em 2015.

Neste enquadramento, percebemos a intenção de realizar encontros que façam os participantes entenderem que as etapas de negociações foram superadas e que no momento, devemos focar na implementação de ações centradas no tratamento das mudanças climáticas para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

De forma clara, é a oportunidade para lembrarmos que a conferência é de fato “das partes”, concebida para abordar um tema que transita de modo transversal na sociedade, com decisões que trazem impactos de longo prazo e que não podem ser movidas por interesses apenas dos vinte países mais ricos do mundo.

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes é autor do Livro Sustentabilidade Compartilhada, sendo Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP, em Gestão de Projetos pela FGV e em ESG pelo IBMEC. Proprietário do site Projeto-Processo, profissional da indústria há mais de 20 anos. http://projeto-processo.com.br