Dos 22 pontos, 11 estão operando e previsão é instalar demais equipamentos nos próximos dias; cidade já contava com outros 19 aparelhos nos pontos de maior criminalidade
Metade das novas câmeras de videomonitoramento adquiridas por Santo André no primeiro semestre já está funcionando. Dos 22 pontos, 11 estão operando – os demais locais indicados para receber os equipamentos também estão prontos e devem começar a funcionar nos próximos dias. As novas câmeras se juntarão às 19 existentes para ajudar a minimizar a criminalidade nos pontos de maior incidência de violência.
A empresa vencedora do processo de licitação pediu prorrogação por mais 30 dias para finalizar a instalação dos aparelhos. “Existe uma cláusula no contrato que permite o adiamento por um mês por parte da contratada. O novo prazo se encerra na primeira quinzena de setembro”, explica o secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, José Luiz Martins Navarro. O valor da ampliação do sistema é de R$ 865 mil, verba disponibiliza pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
Segundo o titular da Pasta, a Administração decidiu dobrar o número de câmeras logo no primeiro semestre para aumentar a sensação de segurança da população e prevenir delitos criminosos. Dados da Se certaria de Segurança apontam que o número de ocorrências diminuiu nos locais onde o equipamento já está instalado. “Quem pratica um delito não quer ser visto e preso. Com o aumento de nosso poder de fiscalização eletrônica, poderemos inibir a ação dos criminosos”, aponta Navarro.
Pontos monitorados – Os pontos contemplados com os equipamentos foram definidos após estudo realizado pelo GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), composto por todos os segmentos de segurança da cidade – Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Pública e outros– com base nos índices de criminalidade. Os locais que já estão operando são Rua Delfim Moreira x Praça IV Centenário, Avenida Portugal x Rua Eliza Flaquer, Praça Constantino Rocco x Rua Monte Casseros, Avenida Industrial x Rua das Caneleiras, Avenida Industrial x Parque Celso Daniel, Rua das Figueiras x Alameda São Caetano, Rua Marina x Avenida D. Pedro II, Avenida Dom Pedro II x Avenida Tiete, Praça Rui Barbosa, Alameda Vieira Carvalho x Rua Porto Seguro e Avenida Utinga x Rua General Polidoro.