Nesta quinta-feira (24), o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires realizou visita técnica ao Fundo Social de Solidariedade de Santo André, com o objetivo de trocar experiências e conhecer de perto as iniciativas realizadas pela entidade Andreense. Durante o encontro, as equipes compartilharam boas práticas e discutiram ações voltadas à promoção da cidadania, qualificação profissional e inclusão social.
A comitiva de Ribeirão Pires, liderada por Coquinha Zampol, responsável pelo Fundo Social municipal, foi recepcionada por Ana Cláudia Fabris, presidente do Fundo Social de Santo André e atual secretária de Assistência Social.
“A visita foi extremamente produtiva. Conhecer de perto o trabalho desenvolvido por Santo André nos enriquece e motiva a adaptar e implementar ações que realmente impactem positivamente a vida das pessoas”, afirmou Coquinha Zampol.
Além disso, os representantes de Ribeirão Pires também revisitaram a experiência da Moeda Pet, ação pioneira de Santo André que inspirou a criação do programa Tigela Cheia em Ribeirão — voltado ao cuidado animal e incentivo à reciclagem. A equipe também conheceu o projeto Escola de Ouro Andreense, uma iniciativa que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional, ministrados por professores experientes e alinhados às necessidades do mercado de trabalho
“Aqui em Santo André, ao longo dos últimos anos, buscamos ir além dos direitos básicos, como o acesso à alimentação. Entendemos que era preciso oferecer autonomia às famílias, e isso se deu por meio de campanhas de capacitação profissional, integrando o Fundo Social às demais secretarias”, destacou Ana Claudia Fabris.