A Prefeitura de São Bernardo criará bolsas de estudo para a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, visando gerar condições favoráveis para a população de baixa renda. Serão 115 bolsas nesta primeira etapa do programa, com critérios socioeconômicos. A proposta foi aprovada na quarta-feira (30) de forma unânime na Câmara e compreende cursos gratuitos de graduação, especialização e mestrado.
O aval legislativo autoriza o Executivo a implantar o Programa Direito ao Futuro, que estabelece aporte da Prefeitura para garantir a medida junto à faculdade, uma autarquia municipal renomada no País. A gestão estima investimento no valor de R$ 600 mil para contemplar o número de concessões na instituição. Com a aprovação, o projeto agora vai para a sanção do prefeito Marcelo Lima, que deve ser formalizado como Lei na edição do Diário Oficial da próxima semana.
“Reconhecida nacionalmente pela excelência no ensino, a Faculdade de Direito de São Bernardo agora terá bolsas de estudo 100% gratuitas, dentro do nosso compromisso de formular políticas públicas que atendam uma demanda social do município, voltada àqueles que mais precisam e não teriam condições. Podemos considerar que essa medida é um marco. É desta forma que estamos cuidando da cidade e da população, proporcionando oportunidades, realizando sonhos de acessar o Ensino Superior, ampliando as chances de melhor inserção no mercado de trabalho”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
Diretora da Faculdade de Direito de São Bernardo, Priscilla Simonato destacou o tamanho do programa para beneficiar a população. “Estou muito contente com essa iniciativa. É o maior programa de bolsas da história, em 60 anos de trajetória da instituição. Nunca tivemos um programa tão grandioso. É uma conquista que rompe barreiras, amplia horizontes e reafirma o nosso compromisso com a inclusão. Agradeço pela parceria e dedicação à nossa faculdade, autarquia importante para o município.”
Conformes as diretrizes da proposta, a Prefeitura e a Faculdade de Direito irão instituir um grupo misto denominado Comissão de Bolsas de Estudo para deliberar sobre os critérios de seleção e demais detalhes do Programa Direito ao Futuro. As bolsas serão destinadas a estudantes dos cursos de graduação em Direito, especialização (pós-graduação lato sensu) e mestrado (stricto sensu). As informações sobre o processo seletivo, critérios de participação e prazos estarão disponíveis em breve no edital, que será divulgado também no site da faculdade.
Neste contexto de expandir o acesso da população em situação de vulnerabilidade ao Ensino Superior, a gestão viabilizou também, no começo deste ano, a criação da Faculdade Municipal de São Bernardo, com sede própria na região central da cidade. O projeto inovador, com cursos gratuitos de tecnólogos, é voltado a moradores de baixa renda de São Bernardo. A projeção é que as aulas tenham início no segundo semestre deste ano.
Autarquia
Desde a escolha de Priscilla Simonato, em lista tríplice, para a diretoria da Faculdade de Direito de São Bernardo, o prefeito Marcelo Lima ressaltou o apoio à autarquia municipal para resgate da questão cultural, história no meio jurídico e ampliação do olhar social.
Entre as suas atribuições como autarquia, a faculdade tem como objetivo prestar serviços à população carente e oferecer um ensino jurídico de qualidade. Com essa missão, já beneficiou mais de 500 mil cidadãos por meio da assistência jurídica gratuita e formou mais de 15 mil bacharéis em Direito.