Quarta carga de alimentos do PAA do Governo Federal chega à Mauá

Somente nesta terça-feira (6), chegaram 12 toneladas oriundas do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social contemplou a Prefeitura de Mauá pela quarta vez este ano. Nesta terça-feira (6), a cidade recebeu mais 12 toneladas de alimentos oriundos de duas cooperativas do Interior de São Paulo: a CooperAgua, de Sete Barras, e a CoopSul, de Sumaré.

Chegaram até a sede da Secretaria de Segurança Alimentar cerca de 8.500 quilos de frutas, 2.800 quilos de legumes e 650 quilos de verduras, como couve, alface, banana, abacate, berinjela, pimentão, batata, mandioca, goiaba, cenoura, limão, carambola, milho, entre outros alimentos cultivados por produtores das cidades do Interior.

Assim que os alimentos foram descarregados, a nutricionista da Pasta, Larissa Corrêa já iniciou o processo de análise e separação para encaminhá-los às 72 associações cadastradas que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. “Todos os alimentos chegam com qualidade garantida. Quase não há perda. Está tudo fresquinho”, observou. Os alimentos partem em para doação logo nas primeiras horas desta quarta-feira (7). Serão contempladas 2.100 famílias.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma estratégia do Governo Federal para promover a agricultura familiar, o desenvolvimento rural, a geração de renda e emprego, e a redução do êxodo rural.  Trata-se de uma política que compra alimentos da agricultura familiar para distribuir a quem mais precisa. Tem como objetivos: Garantir renda mínima aos agricultores, incentivar a produção de alimentos, ampliar o acesso à alimentação e combater a fome.

Os recursos são repassados diretamente do Ministério do Desenvolvimento Social aos produtores. Mauá, cadastrada no programa como parte interessada em receber os produtos, acabou sendo escolhida pelas próprias cooperativas como destino da carga.