Marca de São Caetano apoia mulheres a conquistarem renda extra e independência financeira

Lire Acessórios completa 11 anos empoderando centenas mulheres por meio da revenda de semijoias e se torna a primeira representante da Pandora fora de shoppings no ABC Paulista

Há 11 anos no mercado, a Lire Acessórios é mais do que uma marca de semijoias, é uma rede de apoio para mulheres, especialmente mães, que buscam independência financeira e confiança por meio da revenda. Com sede no centro de São Caetano do Sul, a empresa nasceu do sonho da engenheira Aline Lacerda, que deixou uma carreira promissora em uma multinacional para empreender com o propósito de transformar a vida de outras mulheres.

Desde sua fundação, a marca já movimentou mais de R$2 milhões em lucros com a revenda de seus produtos e conta hoje com 830 revendedoras cadastradas. Muitas delas conseguiram alcançar ou até ultrapassar um salário mínimo mensal revendendo semijoias, o que significa mais autonomia, autoestima e segurança para cuidar da família ou investir nos próprios sonhos.

“Durante a pandemia, fomos a única fonte de renda de algumas mulheres. A revenda de semijoias é democrática, acessível e tem retorno rápido. E quando a mulher percebe que consegue gerar sua própria renda, algo muda dentro dela — ela ganha voz e espaço”, afirma Aline Lacerda, fundadora da Lire.

Esse modelo de negócio é parte de um movimento maior: segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), a força de vendas no Brasil conta com cerca de 3,5 milhões de empreendedores, que atuam como revendedores diretos em modelos de marketing multinível ou mononível como é o caso da Lire.

A relevância de iniciativas como essa se destaca ainda mais diante de uma realidade desafiadora: uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que 48% das mulheres perdem o emprego até 12 meses após o término da licença-maternidade. Nesse cenário, alternativas de renda como a revenda de semijoias se tornam fundamentais para garantir a autonomia financeira e o protagonismo feminino no mercado de trabalho.

Além do impacto social gerado, a marca acaba de conquistar um novo marco em sua história: tornou-se a primeira representante oficial da Pandora no ABC Paulista fora de shoppings e centros comerciais. A parceria reforça a expertise da Lire Acessórios no setor e chancela sua credibilidade no mercado de acessórios femininos.

A história da fundadora ajuda a explicar o DNA da marca. Aline sempre teve sensibilidade para lidar com o público feminino, mas iniciou sua carreira em um ambiente majoritariamente masculino. Trabalhou em uma grande empresa do setor de cosméticos, onde conheceu o modelo de vendas diretas e percebeu seu potencial transformador. “Eu me  apaixonei pela ideia de ajudar outras mulheres a gerar renda. Escolhi as semijoias porque, além de já ter afinidade com o produto, era algo que podia oferecer qualidade com preços acessíveis”, conta.

O negócio começou pequeno, mas sempre teve grandes ambições. Mesmo diante de desafios como a saída de uma carreira estável, a necessidade de aprender sobre todas as áreas de um negócio e os altos e baixos econômicos do país, Aline manteve o foco em um atendimento humano e produtos de excelência. “Nunca tivemos um ano fácil, mas nunca abrimos mão da qualidade. Isso é o que fideliza nossas revendedoras e clientes”, destaca.

Em 2024, a Lire Acessórios faturou R$430 mil e a expectativa para 2025 é crescer 20%, alcançando R$520 mil. Atualmente, a empresa conta com uma equipe interna de cinco colaboradoras, que atuam no atendimento, logística e suporte às revendedoras. Mas o verdadeiro time da Lire está espalhado por todo o país, nas mãos de mulheres que, com suas vendas, conquistam dignidade e novas possibilidades.