Conscientização sobre normas sanitárias é reforçada para comerciantes de Ribeirão Pires

Ação com os comerciantes teve foco nos cuidados sanitários relacionados à doação de alimentos, especialmente prontos para o consumo, como marmitas

Dando sequência à campanha de apoio à população em situação de rua, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio de ação conjunta entre a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social com a pasta de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, promoveu frente de conscientização voltada aos comerciantes locais.

A iniciativa levou orientações sobre a correta destinação de alimentos e reforçou a importância de seguir a legislação federal vigente – a Lei nº 14.016/2020, que estabelece diretrizes para o combate ao desperdício e regulamenta a doação de alimentos com segurança sanitária.

“Estamos fortalecendo o diálogo com os comerciantes porque acreditamos que bons resultados vêm do trabalho conjunto. Informar, orientar e criar um ambiente de cooperação é o caminho para promover ações solidárias com responsabilidade e segurança”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, César Ferreira.

A iniciativa foi bem recebida por empresários da região central. Carlos Roberto Molon, do Restaurante e Café Havana, elogiou a ação e destacou a importância do diálogo entre o poder público e os comerciantes locais: “É um assunto muito sensível e que precisa ser tratado com responsabilidade. A intensificação dessa interlocução, principalmente aqui na Vila do Doce, é fundamental para que possamos contribuir com segurança e consciência para o acolhimento de quem mais precisa”, destacou o comerciante.

Simultaneamente, equipe da Casa de Acolhida segue com abordagens na região central da cidade, com serviços de acolhimento, encaminhamento à rede socioassistencial e orientações sobre cuidados com a saúde e higiene. As ações serão intensificadas durante o inverno, com rondas noturnas a partir das 22h, concentradas em pontos já mapeados pela equipe técnica como locais de permanência de pessoas em situação de rua.

Tendo realizado duas mobilizações até a presente data, foram efetuados mais de 30 atendimentos com 10 acolhimentos e casos de encaminhamento à UPA. “Nosso objetivo é proteger a população vulnerável, sem descuidar da saúde pública e da responsabilidade sanitária. Ao mesmo tempo em que acolhemos quem mais precisa, também orientamos a comunidade e os comerciantes sobre como praticar a solidariedade com segurança”, afirmou Leonardo Biazi, secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social.

Como ajudar

A população pode contribuir com a ação informando a presença de pessoas em situação de rua, especialmente em noites frias. Basta ligar para o número (11) 4829-3090 e informar: endereço (aproximado) da via; pontos de referência; características físicas e vestimentas da pessoa.