Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas é inaugurado em São Caetano

O Ciedi (Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas) Helena Franco Munhoz foi inaugurado nesta segunda-feira (19) pela prefeitura de São Caetano do Sul. Localizado na Rua Pernambuco, altura do número 76, no Centro da cidade, o equipamento prestará atendimentos especializados nas áreas de Infectologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social.

O local é um espaço inovador que reúne três importantes serviços de Saúde: o SAE (Serviço de Atenção Especializada), o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e a Inteligência Epidemiológica, em atuação conjunta com o Civisa (Centro Integrado de Vigilância em Saúde).

A proposta é, portanto, integrar a assistência, a prevenção e o serviço de inteligência epidemiológica em um único ambiente, voltado especialmente ao atendimento de pessoas com HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose e outras infecções.

“O Ciedi é resultado de um esforço coletivo da nossa gestão com a USCS, e reforça o nosso compromisso com o cuidado cada vez mais humanizado, moderno e eficiente com os nossos pacientes”, ressaltou o prefeito Tite Campanella.

Além do atendimento à população, o Ciedi funcionará como campo de estágio para estudantes da USCS, proporcionando vivência prática multiprofissional e contribuindo para a formação de profissionais mais preparados, alinhados aos princípios do SUS.

“Este é um marco que simboliza a união da universidade com a saúde pública. Lançamos mão da inteligência para antecipar surtos e programar ações preventivas com base em evidências, tendo como pilar a integração acadêmica”, afirmou o reitor da USCS, Leandro Prearo, destacando que no espaço também serão realizadas capacitações de profissionais de Saúde.

“Agregar um núcleo de inteligência epidemiológica significa que teremos profissionais dedicados ao monitoramento de dados de Saúde, contribuindo para o planejamento mais preciso das ações do setor”, definiu a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.

O Ciedi conta com quatro consultórios médicos, um consultório odontológico e salas de vacinação, triagem, coleta de exames, farmácia e esterilização. A expectativa é a de que sejam realizados cerca de 1.400 atendimentos por mês, entre consultas, coletas de exames e dispensação de medicamentos.

Para o diagnóstico e tratamento dos pacientes, o espaço realizará testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais; dispensação de autotestes de HIV, preservativos, lubrificantes e materiais educativos; campanhas e ações educativas, entre outros serviços.

Inovação e tecnologia

O Ciedi contará com recursos avançados de tecnologia para fortalecer a vigilância em saúde, como backups diários dos sistemas de informação, acesso em tempo real aos dados da rede municipal de Saúde; integração de dados por meio de um sistema de data lake; e descentralização do sistema de notificação de doenças, permitindo mais agilidade no acompanhamento de casos.

O funcionamento do Ciedi será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – excepcionalmente as coletas serão realizadas a partir das 7h. A unidade leva o nome Helena Franco Munhoz (já falecida), mãe de Marcel (vereador), Andrea e Adriana.