A Prefeitura de Mauá e a Associação Familiar de Integração e Cidadania (AFIC) acabam de firmar uma parceria para oferecer gratuitamente aos jovens curso de capacitação e autoconhecimento. Por meio do Projeto Preparar e Encaminhar, o objetivo é atender pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 20 anos, que buscam seu primeiro emprego.
O curso será ministrado de forma híbrida, com seis encontros presenciais e outras atividades digitais, através de uma plataforma intuitiva e gamificada que prevê pontuação, desafios, recompensas e outras mecânicas de jogos para motivar os alunos e promover a aprendizagem ativa.
Além de oferecer noções de informática, administração, financeiro, comercial e marketing, o conteúdo programático do curso propõe trabalhar aspectos pessoais, como imagem, comportamento, postura, vestimenta e comunicação. “É fundamental que o jovem tenha autoconfiança, que esteja seguro e saiba se expressar bem. Isso pode ser o diferencial em uma entrevista de emprego. A nossa proposta é deixá-lo o mais preparado possível para que inicie a sua trajetória profissional”, observa o presidente da AFIC, Adoniran Vieira.
O secretário de Trabalho, Renda e Empreendedorismo de Mauá, Elton Carvalho, considera o curso um apoio essencial. “Até por conta da pouca idade, nem sempre o jovem estará preparado para enfrentar algumas situações. Esse ‘empurrãozinho’ que o curso propõe pode ser determinante”, analisa.
O curso também se propõe a avaliar perfis e identificar talentos para vagas de estágio. As inscrições devem ser abertas até o fim de julho. Todos os detalhes serão informados via redes sociais da Prefeitura de Mauá.