BRICS

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes

11 de Julho

A postura do BRICS no documento “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, em nível ambiental pode ser visto como arrojado, reconhecendo como inovador o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, apoiando captação de recursos para os países que possuem estas florestas.

Neste momento, o chamado sul global parece agir de maneira que consiga influenciar as discussões da COP30 para que países ricos localizados no hemisfério norte assumam compromissos diante da conservação das florestas, além de todo debate com relação à transição energética.

Os onze membros do BRICS terão que mostrar desprendimento do padrão esquerda/direita que limitou as negociações para o alcance de vitórias ecológicas, admitindo que temas ambientais afetam o planeta sem distinguir pensamentos políticos. É o momento de não fugirmos de pagar a conta pelas décadas gloriosas do século passado, quando o progresso foi impulsionado pela linearidade do modelo de produção e consumo.

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes é autor do Livro Sustentabilidade Compartilhada, sendo Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP, em Gestão de Projetos pela FGV e em ESG pelo IBMEC. Proprietário do site Projeto-Processo, profissional da indústria há mais de 20 anos. http://projeto-processo.com.br