Centro de Santo André ganha duas lombofaixas

Instalação tem o objetivo de melhorar acessibilidade do pedestre que circula pela região do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima

A Prefeitura de Santo André inicia na última terça-feira (20) a construção das duas primeiras lombofaixas – faixas de pedestres elevadas em relação à pista – no Centro da cidade. O objetivo dos obstáculos é trazer mais segurança ao pedestre e acessibilidade àqueles com mobilidade reduzida que circulam pela região do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima.
As vias contempladas com a instalação do equipamento são Rua Campos Sales (no cruzamento com a Rua Coronel Oliveira Lima) e Rua Eliza Fláquer com a Rua Álvares de Azevedo. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, este tipo de obstáculo é o que existe de mais moderno com relação à acessibilidade. “Por se tratar de uma faixa que fica no mesmo nível da calçada, um cadeirante, por exemplo, terá mais facilidade ao atravessar a rua”, explica.
A lombofaixa é uma travessia elevada de pedestres mais larga que os redutores de velocidade comuns. Fica na mesma altura das calçadas, formando uma passarela, e liga lado a lado da via, sobre a qual a faixa é pintada e sinalizada para chamar a atenção dos motoristas.
Os trabalhos estão previstos para durar três dias e serão realizados sempre entre 20h e 23h. “Não vamos trabalhar de dia por conta do impacto no trânsito. No entanto, não esticaremos muito o horário por causa do barulho”, afirma Serra.
A instalação das lombofaixas faz parte da primeira fase de revitalização do Calçadão da Oliveira Lima. O projeto foi feito por técnicos do DST (Departamento de Segurança e Trânsito) e DVP (Departamento de Vias Públicas) e serão executadas pela equipe de manutenção. Até o meio do próximo ano, a Administração instalará mais 15 em toda a cidade.