ABC é destaque em abertura de empresas em São Paulo no 1º semestre do ano

São registrou crescimento de 15,5%, o maior índice desde 1998; a tendência de alta abre espaço para eventos de capacitação e networking como o "Empreenda Brasil"

O estado de São Paulo confirmou sua posição como motor do empreendedorismo brasileiro com um crescimento de 15,5% na abertura de novas empresas no primeiro semestre de 2025. Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), esse é o maior índice da série histórica, iniciada em 1998, e reflete um ambiente de negócios cada vez mais favorável.

A alta na abertura de empresas, que totalizou 201.546 novos negócios, não se restringe à capital. O Grande ABC tem sido um dos grandes destaques, com cidades como Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá registrando um aumento significativo na formalização de negócios. Esse cenário de crescimento consistente é alimentado por uma série de fatores, incluindo a desburocratização dos processos e o acesso a um mercado consumidor robusto.

Tendo em vista essa tendência de alta no empreendedorismo na região, cria-se um público-alvo ideal para eventos de capacitação e networking, como o Empreenda Brasil em Santo André, idealizado pela empreendedora local, Fernanda Torres, que acontece no dia 18 de agosto. “O Empreenda Brasil não é mais do que um espaço de capacitação, se tornou o motor para o turismo de negócios, injetando vitalidade na economia local e reforçando a imagem da região como um centro de oportunidades”, afirma a idealizadora.

Visando atrair centenas de empreendedores e profissionais para o Clube Primeiro de Maio, o evento movimenta a economia de forma direta e indireta. Participantes de outras cidades do Grande ABC, e até de fora da região, contribuem para o consumo em restaurantes e comércios locais, além de, em alguns casos, movimentarem a rede hoteleira. Mais do que isso, a presença de autoridades como o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, na abertura, sinaliza a importância estratégica que o poder público atribui a iniciativas como essa para o desenvolvimento regional.

Além do impacto imediato, o principal legado de um evento como o Empreenda Brasil é a criação de um ecossistema de negócios. As conexões feitas durante o café da manhã, as parcerias que surgem nos painéis e a visibilidade conquistada por expositores geram um ciclo virtuoso de crescimento econômico que beneficia tanto os empreendedores quanto a região. A iniciativa de cidades como São Caetano do Sul em criar programas de Turismo Empresarial mostra que a região está atenta a essa tendência.

Em suma, para Fernanda Torres, “o Empreenda Brasil não é somente um evento. É um catalisador que fortalece a cultura empreendedora do Grande ABC, atrai talentos e investimentos, e consolida a região no mapa do turismo de negócios, provando que, onde há empreendedorismo, há crescimento”.

Saiba mais: https://fernandatorressp.com.br