A Cidade de Santo André foi reconhecida nacionalmente por duas iniciativas inovadoras: o CEP Digital, que garante cidadania a milhares de moradores de comunidades sem endereço formal, e o Siga Invest, plataforma que organiza e disponibiliza informações estratégicas para investidores e empreendedores.
A premiação ocorreu durante o Encontro Cidades Tecnológicas, promovido pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com apoio do Sebrae. Ao todo, 100 municípios inscreveram programas. Santo André foi premiada em duas categorias: o CEP Digital venceu em Conexão Digital e o Siga Invest em Eficiência de Gestão.
O CEP Digital, programa pioneiro no Brasil, já mapeou 11.166 endereços e deve encerrar 2025 com 20 mil imóveis devidamente reconhecidos. Somente em agosto, foram entregues 1.250 CEPs Digitais no Jardim Santa Cristina.
A tecnologia, baseada no Plus Codes do Google, permite que famílias recebam correspondências, acessem serviços públicos e participem de programas sociais.
Pequenos negócios também são beneficiados pelo CEP Digital Empreendedor, que viabiliza a formalização de empresas locais.
Já o Siga Invest é uma plataforma que reúne informações estratégicas para a tomada de decisão de investidores e empreendedores.
O sistema disponibiliza dados sobre localização de equipamentos públicos, infraestrutura urbana, linhas de transporte, além de informações demográficas do IBGE, como densidade populacional e renda per capita.