Deputada Ana Carolina destaca agilidade e acolhimento em nova Vara de Violência Doméstica

A deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania) participou no início da semana da instalação da nova Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em Santo André.

A iniciativa, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), visa agilizar os processos e oferecer um atendimento especializado e mais eficiente para as vítimas na região.

Presente no evento, a deputada ressaltou a importância do novo espaço para o combate à violência contra a mulher. “Como mulher, cidadã, e especialmente como mãe, não consigo ver o tema da violência doméstica com distanciamento. Quando uma mulher é agredida, a sociedade inteira falha. A agressão não é apenas um ato isolado; é a consequência de uma falha coletiva em proteger e em educar. É a prova de que precisamos fazer mais, melhor. Insistir e persistir na defesa das mulheres, na educação das nossas crianças, nos direitos de cada um”, afirmou a deputada.

Ana Carolina Serra complementou sua fala, destacando o simbolismo e a efetividade da nova Vara. “A criação desta Vara é uma resposta a essa falha. Ela é a materialização de um compromisso. É a demonstração de que a Lei e a Justiça estão ao lado das vítimas e que essas vítimas encontrarão aqui amparo, acolhimento, esperança e FUTURO para sair do turbilhão que a violência cria”.

A nova Vara, que funcionará no Fórum de Santo André, terá competência exclusiva para julgar casos de violência doméstica, além de questões familiares como pensão alimentícia e guarda de filhos, proporcionando um local de atendimento unificado. A expectativa é que a medida contribua para a redução da sobrecarga de processos e garanta um acompanhamento mais célere e humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade.