Santo André: Entrevista com o presidente da Câmara, Carlos Ferreira
Como está o relacionamento da Câmara com o Executivo?
Carlos Ferreira: O relacionamento entre a Câmara Municipal e o Poder Executivo vive um dos seus melhores momentos, nunca esteve tão alinhado e produtivo. Trabalhamos com uma parceria que é, antes de tudo, madura e focada no desenvolvimento real da nossa cidade. Deixo sempre muito claro que o prefeito desta cidade se chama Gilvan Ferreira, e ele tem total apoio do nosso Legislativo em todas as pautas que são boas e necessárias para o avanço de Santo André. É natural que existam discussões e debates, pois são inerentes à democracia e ao papel fiscalizador da Câmara, mas eles acontecem sempre com muito respeito e o objetivo comum de buscar as melhores soluções para a população. Essa harmonia, sem submissão, tem sido fundamental para destravar projetos e garantir que as demandas dos munícipes sejam atendidas com mais agilidade.
Os secretários estão atendendo às demandas dos vereadores?
Carlos Ferreira: Essa é uma questão que tratamos com muita transparência e seriedade aqui na Casa. É importante que a população saiba que os vereadores são o elo direto com os bairros, com as necessidades do dia a dia. Houve, sim, um momento em que alguns colegas vereadores expressaram que suas demandas estavam demorando a ser atendidas pela Secretaria. Diante dessa sinalização, me posicionei de forma muito clara, tanto na tribuna do Plenário, cobrando publicamente, quanto em diálogo direto com o próprio Executivo. Reforcei a importância de que os secretários atendam às demandas dos nossos vereadores, pois somos os representantes legítimos da população e nossos pedidos refletem as necessidades que chegam diretamente dos cidadãos. Acredito que o recado foi recebido e temos observado um empenho maior para que essa comunicação e o atendimento fluam de forma mais eficiente, o que é fundamental para a agilidade e qualidade dos serviços prestados à nossa gente. Essa sinergia é vital para o bom andamento dos trabalhos e para que possamos dar respostas rápidas à cidade.
Depois da reforma estrutural da Câmara, existe algo ainda a ser feito em seu mandato?
Carlos Ferreira: Olha, desde o primeiro dia de trabalho à frente da presidência da Câmara, já começamos a trabalhar em uma série de reformas estruturais. Muitas dessas obras não eram apenas importantes, mas sim orientadas e necessárias por determinações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Com muita responsabilidade, cuidamos do nosso patrimônio público, garantindo a modernização do espaço físico, a ampliação da acessibilidade e o avanço tecnológico em todas as áreas da Casa. Entregamos um prédio mais seguro, funcional e moderno. No entanto, a verdade é que em um cargo como este, sempre há muito por fazer. Nosso mandato é uma busca contínua por aprimoramento e inovação. Continuaremos a investir em mais tecnologia para os processos internos, em novas melhorias de acessibilidade para que a Casa seja ainda mais inclusiva, e na modernização dos nossos serviços para que a Câmara Municipal esteja cada vez mais à altura da população de Santo André e de suas crescentes demandas. É um trabalho constante de gestão e planejamento para o futuro.
Notamos maior interesse nos munícipes em assistir às sessões. Foi trabalho seu, com certeza.
Carlos Ferreira: Fico imensamente feliz que essa percepção esteja chegando de forma tão clara à imprensa. Posso afirmar que sim, essa proximidade e maior interesse são resultados de um trabalho incansável da nossa gestão. Desde que implementamos a TV Câmara, as pessoas realmente sentiram que podiam estar mais próximas da rotina legislativa, que o parlamento era acessível e transparente. A transmissão ao vivo e de qualidade de todas as sessões plenárias, a cobertura de eventos importantes para a cidade, a produção de conteúdo em uma linguagem mais direta e compreensível para o cidadão comum… tudo isso contribuiu para desmistificar o Legislativo e para que o munícipe percebesse que a Câmara é, de fato, a Casa do Povo. É um avanço gigantesco em termos de transparência e participação cidadã, e um legado que me enche de muito orgulho. Queremos que cada andreense se sinta parte deste processo e entenda a importância das decisões tomadas aqui.
São Bernardo do Campo
Vereadora Ana do Carmo convida a população para participar da Solidariedade em Ação, que acontecerá neste sábado até às 13h no Poliesportivo, no Taboão. Na atividade, haverão atendimentos médico, jurídico, vagas de emprego e mais. Compareçam!
São Caetano do Sul
O vereador Luis Galarraga apresentou indicação solicitando estudos técnicos e jurídicos para permitir que pessoas idosas possam estacionar nas vagas do Estacionamento Rotativo (Zona Azul), e não apenas nas vagas demarcadas de uso exclusivo para esse público.
Diadema
Vereador Gel Antônio usou a tribuna da Câmara nesta semana para denunciar a situação caótica que as chuvas causam às famílias da cidade que sofrem com alagamentos. Ainda lembrou que graças ao PAC do governo Lula, a cidade terá recursos para tratar de problemas relacionados à prevenção de enchentes.
Mauá
Vereador Engenheiro Felipe do MSTU solicitou ao Poder Executivo a necessidade dos serviços de cata-bagulho, capinação e limpeza na Rua Carlos Drumont de Andrade, na altura do nº 147, na Vila Feital.
Ribeirão Pires
Vereador Edmar Oldani comemora seis primeiros meses da implantação da Clínica Pública de Cannabis Medicinal, a primeira do estado, projeto de sua autoria, em conjunto com o ex-vereador e atual prefeito Guto Volpi, e que já soma 499 atendimentos clínicos.
Rio Grande da Serra
Vereador Tio Lê fez requerimento solicitando maior fiscalização sobre as empresas contratadas referentes ao descarte irregular de terra e entulho na cidade. Também pediu a implantação de sistema de monitoramento em alguns pontos do município.