As políticas públicas para a saúde da mulher implementadas pela Prefeitura de São Bernardo têm se tornado referência para o país. Em março deste ano, a Secretaria de Saúde, implantou no município a faixa etária para realização do exame de mamografia para rastreio de câncer de mama. Desde o dia 28 de março, o exame pode ser realizado por mulheres de 40 a 74 anos. Seis meses depois, o Ministério da Saúde adotou a mesma estratégia e, desde terça-feira (23), expandiu a faixa etária para realização do exame.
São Bernardo foi a primeira cidade do país a adotar a recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), que recomenda a realização do exame para rastreio do câncer de mama a partir dos 40 anos e até os 74. A faixa etária anterior era de 50 a 69 anos, deixando de fora mulheres mais jovens e mais idosas, que representam mais de 25% dos casos diagnosticados. “Em São Bernardo o cuidado com a saúde da mulher está sempre em primeiro lugar, e essa decisão do Ministério da Saúde mostra como nós tomamos uma decisão acertada com a mudança implementada seis meses atrás”, frisou a prefeita Jessica Cormick.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que a ampliação da faixa etária para realização do exame de rastreio de câncer de mama significa ampliar a possibilidade de diagnósticos precoces, o que aumenta sensivelmente as chances de recuperação das pacientes.
“É um investimento importante que salva vidas, que garante acesso ao tratamento no tempo mais breve possível e que faz a diferença na vida da nossa população”, sustentou.