São Bernardo do Campo: Entrevista com a presidente da Câmara, vereadora Ana Nice
Quais as novas diretrizes de seu mandato, agora como presidente da Câmara?
Ana Nice: Na verdade, agora a gente tem que conciliar, né? Conciliar a administração da Casa, do gabinete da presidência, com o meu gabinete. As coisas têm que caminhar. Eu vou continuar atuando nas ruas, fazendo vistorias, ouvindo a população, encaminhando as demandas. Enquanto presidenta da Casa vou fazer o melhor para o poder legislativo, encaminhando as demandas do colegiado de parlamentares, fortalecendo essa Casa de Leis, pautando os projetos importantes para a nossa população, que de fato implicam em benefícios para a nossa cidade. Temos muito, mas muito o que trabalhar.
Em poucas palavras, como é o relacionamento Câmara e Prefeitura?
Ana Nice: Trabalhamos para que haja uma harmonia entre os poderes, claro, cada um com a sua autonomia. No entanto, a Câmara Municipal atua de forma muito atenta, especialmente em relação a receber os projetos que vêm da Prefeitura e que de fato vão impactar a vida da nossa população. Então tratamos com bastante rigor e celeridade, para que as políticas públicas avancem aqui no nosso município.
Qual o motivo de ataques racistas à sua pessoa através de e-mails?
Ana Nice: Eu gostaria de saber, mas infelizmente não consegui ter esse retorno. Fiz o boletim de ocorrência, foi usado um provedor que não é do Brasil. Infelizmente, eu não tive resposta sobre o motivo desses ataques, que me parecem uma violência gratuita. Infelizmente, é uma forma de cercear o direito de uma mulher preta de exercer o seu legítimo mandato.
A união das vereadoras negras do ABC, quais as pautas principais?
Ana Nice: Com a Frente Parlamentar que nós criamos, buscamos fortalecer a participação política das mulheres, mas, acima de tudo, a nossa pauta é macro: é de valorização das políticas públicas de forma ampla, do empreendedorismo, do desenvolvimento econômico, relacionada também à justiça ambiental. Então nós temos a pauta que a sociedade necessita.
Santo André
A cidade deu um importante passo nas políticas públicas de proteção animal. A Câmara Municipal aprovou a lei de autoria dos vereadores Dra. Ana Veterinária e Rodolfo Donetti, que autoriza o Executivo a instituir o Programa “GCM – Patrulha Amiga do Animal”, que prevê a destinação de agentes e veículos pertencentes à Guarda Civil Municipal ao atendimento exclusivo de ocorrências envolvendo animais dentro dos limites do município.
São Caetano do Sul
O vereador Welbe Macedo apresentou indicação sugerindo a realização de estudos para a criação do Bolsa Atleta Municipal, voltado especificamente para os esportistas da terceira idade do município. A proposta tem como objetivo valorizar e incentivar os atletas idosos que seguem ativos na prática esportiva e representam a cidade em competições.
Diadema
Vereador Juninho do Chicão convida todos para o festival Baião de Dois, a maior festa nordestina fora do nordeste, que acontece na cidade nos dias 10, 11 e 12 de outubro, na Praça da Moça. Compareça com sua família para aproveitar a cultura e a gastronomia do nordeste!
Mauá
Vereador Ricardinho da Enfermagem solicitou ao Poder Executivo a necessidade do serviço de limpeza de bueiro na Avenida Roseli Ferreira, altura do nº 7, no Jardim Santista.
Ribeirão Pires
Vereador Rato Teixeira, comemora a liberação de recursos por parte do Governo do Estado para reconstruir a Vila do Doce. Agora a expectativa é para que o espaço volte o quanto antes restaurado e seguro para a população.
Rio Grande da Serra
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Claurício Bento celebra o destaque a nível nacional que o turismo da cidade conquistou na última semana através do programa Paulistar da TV Globo. Agora, ao lado do deputado estadual Thiago Auricchio, Rio Grande da Serra busca ser reconhecida como Município de Interesse Turístico.