Diadema é a primeira cidade de SP a firmar parceria com o Ensina Brasil para formar líderes

Assinatura do acordo de cooperação técnica ocorreu com aula magna e apresentação do programa

A Secretaria de Educação de Diadema e a organização Ensina Brasil assinaram acordo de cooperação técnica no último dia 24, no auditório do Centro de Formação Profª Lisete Arelaro, para implantação do Programa Lampiar. Com duração de seis meses, carga horária de 65 horas e totalmente gratuita, a formação busca fortalecer a atuação das lideranças educacionais, capacitando-as com ferramentas, práticas pedagógicas e estratégias de gestão eficazes. O município será o primeiro do estado de São Paulo a integrar a rede nacional de cidades parceiras, ao lado de Vitória (ES), Dourados (MS), Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal do Maranhão.

No evento, as coordenadoras pedagógicas da rede receberam uma formação curta em liderança com certificação, conheceram os objetivos e a metodologia do Programa Lampiar e assistiram a uma Aula Magna com a professora Gina Ponte, educadora de Ceilândia (DF) reconhecida por seu trabalho à frente do projeto Mulheres Inspiradoras, que abordou o tema “A liderança educacional como agente de inclusão, equidade e fortalecimento da democracia”. Gina falou sobre sua trajetória profissional, combate à evasão escolar, educação integral e participação ativa das mulheres na educação e na sociedade.

Na opinião da CEO do Ensina Brasil, Ana Montosa, “ver esse projeto chegar a Diadema, um território simbólico e pulsante do estado, é um passo importante na construção de uma rede nacional comprometida com a aprendizagem e o bem-estar dos educadores”. Para o secretário de Educação de Diadema, Felipe Sigollo, a parceria dará bons frutos e vai fortalecer ainda mais a formação dos educadores do município. “O Ensina Brasil é uma instituição de excelência. Essa primeira fase do curso, com as coordenadoras pedagógicas, está em linha com nosso esforço para investir na alfabetização e garantir o direito à aprendizagem para todos.”

Em Diadema, o Lampiar impactará diretamente mais de 1.500 profissionais até 2027 e desenvolverá mais de 300 lideranças. O programa será realizado com as coordenadoras pedagógicas no primeiro semestre de 2026, no segundo será a vez dos gestores escolares e equipes de Acompanhamento Técnico e Pedagógico e, a partir de 2027, a formação será dada aos professores. O programa tem uma abordagem prática e conectada à realidade das escolas, contemplando temas como inteligência emocional, autoconhecimento e gestão de pessoas e comunidades, e é construído a partir da escuta ativa da rede, garantindo que os conteúdos reflitam as prioridades locais e as necessidades reais das escolas. O curso combina atividades presenciais e virtuais, oficinas interativas, rodas de bem-estar e outras oportunidades de conexão, tudo alinhado às diretrizes da BNCC e da BNC-Formação de Diretores Escolares.

Regiane Aparecida Pexe Dias, coordenadora pedagógica da EMEB Eva Maria dos Santos, diz quais são suas expectativas: “espero que o programa nos traga consciência de uma educação mais crítica e emocional, com escuta ativa dos professores e alunos, valorização e validação das relações humanas na educação”.

O Ensina Brasil

O Ensina Brasil é uma organização sem fins lucrativos que atua para transformar a educação pública brasileira por meio da formação de lideranças comprometidas com a equidade e a qualidade do ensino. Parte da rede global Teach For All, presente em mais de 60 países, conta com o apoio de parceiros como Fundação Lemann, The Haddad Foundation, Fundação Itaú, GOL Linhas Aéreas, Tinker Foundation e Alcoa Foundation, entre outros.

Saiba mais sobre o Programa Lampiar: https://conteudos.ensinabrasil.org/processo-seletivo-lampiar
Saiba mais sobre o Instituto Ensina Brasil: https://www.ensinabrasil.org.br/