Capacidade do abrigo da Casa Neon é ampliada em 50%

A Casa Neon Cunha, primeiro abrigo LGBTQIA+ do ABC Paulista, anuncia a ampliação de sua capacidade de acolhimento 24 horas: o abrigo passa de 16 para 24 vagas, um aumento de 50% que fortalece a proteção e a autonomia de pessoas LGBTQIA+ em situação de rua ou extrema vulnerabilidade no Grande ABC.

A expansão responde à demanda crescente por acolhimento seguro, alimentação, apoio psicossocial, assessoramento jurídico e trilhas de educação e empregabilidade — pilares da metodologia da Casa Neon, que articula cuidado imediato e caminhos de autonomia social e econômica.

“Ampliar de 16 para 24 vagas significa remover mais pessoas da situação de precariedade em que elas vivem e, principalmente, criar condições reais de recomeço” afirma Paulo Araújo, presidente da Casa Neon.

“Nosso foco é garantir dignidade desde o primeiro dia de acolhimento: banho, alimentação, acolhimento psicossocial e o encaminhamento para regularização de documentos, inscrição para programas governamentais de renda, nivelamento educacional e preparo para o mundo do trabalho”

Com a mesma lógica de rotatividade responsável que já orienta o serviço, a ampliação permite atender mais pessoas ao longo do ano, acelerando processos de acesso a políticas públicas, retomada escolar e inserção produtiva via cursos e parcerias com organizações da sociedade civil, universidades e empresas.

“É muito simbólico que logo depois de completar 1 ano de abrigo 24h a Casa Neon tenha conseguido expandir o número de vagas, porque a procura era constante. Isso mostra que a demanda do ABC é muito maior do que a gente pode atender, e que precisamos de toda ajuda possível para continuar o nosso trabalho” diz Thamyres Visgueira, vice-presidente da Casa Neon e Conselheira LGBTQIA+ do Estado de São Paulo.

Localizada em São Bernardo do Campo, a Casa Neon opera o primeiro abrigo 24h dedicado à população LGBTQIA+ do ABC Paulista, articulando proteção contra violências e um ecossistema de inclusão produtiva com cursos de corte e costura, maquiagem, inclusão digital, economia solidária e formação em direitos humanos.

Sobre a Casa Neon Cunha

A Casa Neon é uma organização da sociedade civil que abriga e acolhe pessoas LGBTQIA+ em situação de extrema vulnerabilidade no ABC Paulista, promovendo dignidade, cidadania e autonomia por meio de serviços de abrigo 24h, segurança alimentar, apoio psicossocial, assessoramento jurídico e qualificação profissional. A instituição atua também em articulação com poder público, universidades e marcas para ampliar direitos e oportunidades na região.