Natureza e Homem

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes

14 de Novembro

Reconhecer que o planeta enquanto natureza possui o homem, seja talvez um dos mais dolorosos atos de nossa espécie, porém, um dos mais inteligentes, na medida em que admitimos também a necessidade de habitar um determinado espaço.

Nesta abordagem, verificamos o embate entre a produção desenfreada e o desejo de assentar num território. Naturalmente, reflexões acerca do que vivemos, no que vivemos e onde vivemos tendem a se posicionarem de forma incisiva face à deterioração das relações humanas com a Terra.

A retomada da lógica da economização num momento em que a ação do ser humano ao longo dos tempos se mostra contrária às suas necessidades mais latentes justifica a libertação da ecologia de ideologias secundárias, dada a urgência de reverter os efeitos vividos no Antropoceno.

O momento é de colocar a teoria na prática, repensar e agir de modo a reduzir cada vez mais a exploração da natureza, evitando que o homem seja seu próprio lobo e consiga dar sequência a sua espécie neste planeta.

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes é autor do Livro Sustentabilidade Compartilhada, sendo Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP, em Gestão de Projetos pela FGV e em ESG pelo IBMEC. Proprietário do site Projeto-Processo, profissional da indústria há mais de 20 anos. http://projeto-processo.com.br