Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira sedia oficina e exposição sobre pintura

José Vitor Gomes

José Vitor Gomes

13 de Dezembro

A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, em Diadema, recebeu no sábado (6), a exposição e oficina de pintura “Imagens do Silêncio”, organizado pela artista, professora e fisioterapeuta com deficiência auditiva Fabíola Oliveira e a intérprete de Libras Lu Baldez.

Antes de liberar a passagem para a exposição, Fabíola reuniu os visitantes para realizarem suas próprias pinturas a partir de uma paisagem, com o uso de tinta acrílica. Cada participante recebeu uma mini aquarela com pequenas quantidades de tinta para expressar sua percepção de mundo.

Entre os presentes, estavam convidados excepcionais para Fabíola, como João, idoso e surdo. “Foi uma tarde maravilhosa!”, afirmou. “Com o auxílio de todos aqui, consegui fazer coisas que achei que nunca poderia”, complementou alegremente.

Ao lado de João, estava Rosalini, sua acompanhante e ajudante. Para ela, foi um desafio gratificante. “Foi bem desafiador, claro, porém fiquei tão feliz quando vi que ele estava disposto e empolgado para continuar a realizar as atividades do evento”, explicou.

Amanda Caboclo, que é surda profunda bilateral, também se sentiu incluída na ação. “Foi maravilhoso ver a professora Fabíola, que também é surda, nos ajudar e nos fazer perceber que não há problema nenhum em ver o mundo por outras lentes”, finalizou.

Sobre a exposição

Com mais de dez quadros, o catálogo é vasto e documenta a trajetória artística de Fabíola desde 1997. A exposição ainda contou com serviços de acessibilidade, como uma placa em braile explicando o intuito dos quadros expostos, e QR Codes com descrição audiovisual dos projetos.