Essa semana passou por nossa região um ciclone tropical que causou ocorrências por todos os quatro cantos do ABC. Pelo lado positivo, até onde apuramos, sem causar vítimas, ainda bem. Porém, árvores e postes de energia caíram fazendo com que as equipes da defesa civil agissem o quanto antes para evitar problemas maiores para a população.
Algumas das cidades até se viram obrigadas a fechar parques e espaços abertos para evitarem maiores acidentes.
Os fortes ventos também causaram a falta de energia, que foi algo que afetou a uma grande parcela da população e até a última sexta-feira (12) ainda haviam locais que estavam no aguardo pelo retorno da eletricidade em suas casas e estabelecimentos comerciais.
Aí entra a questão, culpa da privatização da energia ou apenas irresponsabilidade de quem a fornece? A empresa responsável disse que mais de 1.300 equipes foram disponibilizadas em toda sua área de concessão, mas pelo visto sem muita efetividade já que praticamente todas as prefeituras cobram e esperam por respostas a respeito do atendimento após crises, como foi o caso.
Outro ponto é a discussão sobre o clima, que é algo em pauta constante, e que cada vez mais dá sinais da urgência em se buscar soluções para que se consiga mitigar e se adaptar a estas mudanças climáticas extremas que vem afetando todo o nosso planeta.
A direção