Futebol de Mauá: balanço da temporada 2025

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

20 de Dezembro

A temporada 2025 do futebol na cidade de Mauá, tanto nos campeonatos amadores quanto nos profissionais, foi marcada por momentos importantes, entre conquistas, alegrias, tristezas e frustrações vividas por clubes, atletas, dirigentes e, sobretudo, torcedores – sentimentos comuns às disputas esportivas, especialmente no futebol. Em síntese, as competições das quais participaram os representantes de Mauá resultaram em títulos e conquistas que destacamos de forma resumida a seguir:

Mauá FC quase conquistou o acesso para a Série A4 do Campeonato Paulista. Mais experiente, Índio tentará sua primeira ascendência no futebol profissional de São Paulo em 2026. Foto: Divulgação

Segunda Divisão Sub-23

No ano em que o Grêmio Mauaense comemorou os 40 anos da conquista do mais importante título do futebol profissional da cidade – a Terceira Divisão de 1985 -, quem bateu na trave pelo acesso na atual Segunda Divisão profissional foi o Mauá FC. Rival da Locomotiva, a equipe parou nas semifinais e acabou eliminada pelo ECUS, de Suzano, após dois empates. Já o Grêmio fez boa campanha na primeira fase, mas sucumbiu na etapa seguinte ao perder em casa para o Independente, de Limeira, por 3 a 1, resultado que custou a vaga na seqüência da competição. Ambos os clubes jogarão a Segunda Divisão (quinto patamar do futebol profissional paulista) em 2026.

Taça Paulistana de Futebol Feminino Petrobras

Por sua vez, a equipe feminina do Grêmio Mauaense fez história na Taça Paulistana de Futebol Feminino Petrobras ao conquistar o vice-campeonato da competição e, com isso, garantir vagas na Copa Paulista, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Feminino A3 de 2026 – a primeira competição nacional da história da cidade e do clube. Na campanha do vice, as meninas da Locomotiva do ABC disputaram 11 partidas, com seis vitórias, dois empates e três derrotas.

Campeonato Amador do Estado

Após o vice-campeonato do Belenense na temporada de 2024 do Amador do Estado, outro time do Jardim Zaíra (o Scorpions FC) representou o município de Mauá no tradicional torneio estadual de clubes amadores, promovido pela Federação Paulista de Futebol. Na primeira fase, o Scorpions passou por Unidos São Gonçalo (Taubaté) e Vista Verde, de São José dos Campos; na fase seguinte, duas derrotas para o Bandeirante, de Brodowski, tetra-campeão seguido da competição (2022, 2023, 2024 e 2025).

Divisão Especial, Primeira, Segunda e Terceira Divisão da LMF

As competições amadoras oficiais promovidas pela Liga Mauaense de Futebol (LMF) teve como seus respectivos campeões e vices da temporada 2025. Na Divisão Especial, o CA Itapeva levantou seu quinto caneco de campeão ao vencer, nos pênaltis, o Scorpions, por 4×2, após empate de 1 a 1 no tempo normal. Na Primeirinha, outro empate (0 a 0) e decisão nas penalidades entre Reigram e Aeroporto, com o Reigram vencendo por 3×2. Na Segunda Divisão, SE Atlas campeão e América do Parque, vice. Na Terceira Divisão, o título ficou com o SC Carneiro, com o Estrela do Morro na segunda posição.

Veteranos e categorias de base

Por fim, dentre os Veteranos, Star e Master, só deu Sociedade Esportiva Paulistinha; na categoria 55 mais, o Vila Isabel quebrou a seqüência de vitórias do Paulistinha e ficou com o título. Já nos campeonatos de menores, no Sub-11 deu Atlético Mineiro; no Sub-13 o título ficou com o Shakhtar Mauá e no Sub-15, os meninos da Sociedade Esportiva Cruz de Malta venceram a AFUPA e conquistaram o troféu de campeão.