Em novembro, São Bernardo ficou na 5ª posição do Estado na geração de emprego

Município contabiliza saldo positivo de 1.031 vagas com carteira assinada no mês, resultado que a coloca uma posição acima da registrada em outubro, quando ficou em 6º

São Bernardo continua a ser destaque no Grande ABC e no Estado de São Paulo na geração de empregos formais em 2025, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados na terça-feira (30). Segundo os números do departamento ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou saldo positivo (admissões menos demissões) de 1.031 vagas em novembro, novamente o melhor resultado entre as sete cidades da região – as outras seis somaram 815. No ranking estadual, São Bernardo saltou da 6ª posição em outubro para a 5ª em novembro entre os 645 municípios paulistas, atrás apenas da Capital, Barueri, Osasco e Bauru.

No total, o município contabilizou 13.511 contratações com carteira assinada em novembro, reforçando o ambiente favorável para novos investimentos e expansão das atividades econômicas. A abertura de postos de trabalho também se destaca no acumulado de 2025: de janeiro a novembro, São Bernardo apresenta saldo positivo de 8.659 empregos formais, números que mantêm a cidade na liderança regional no ano e consolidam um movimento de crescimento expressivo na economia da cidade.

O avanço se deve, entre outros fatores, ao conjunto de políticas públicas implementadas pelo governo municipal ao longo do ano, com foco em qualificação, intermediação e ampliação das oportunidades de trabalho. Entre os instrumentos que potencializam esse cenário positivo está a CTR (Central de Trabalho e Renda), agência pública de emprego mantida pela Prefeitura e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude.  O serviço atua na intermediação entre trabalhadores e empresas, oferecendo gratuitamente encaminhamento para vagas e habilitação de seguro-desemprego. 

Feirões de emprego

Outra ferramenta que tem peso importante na aproximação entre quem busca trabalho e companhias que precisam de mão de obra são os feirões de emprego. Neste ano, a Prefeitura de São Bernardo realizou grandes ações do tipo, duas das quais, as maiores da história no Grande ABC: na de maio/junho foram oferecidas 7.000 oportunidades e, em dezembro, o Feirão de Natal disponibilizou mais de 7.500 vagas, com salários de até R$ 12 mil. A gestão promoveu também o Feirão para Mulheres, com cerca de 2.500 vagas, e o da Panificação, com mais de 4.000. Somadas apenas as cinco edições, São Bernardo superou a marca de 21 mil postos de trabalho ofertados em 2025.

Para o prefeito Marcelo Lima, os números novamente mostram que o compromisso e o empenho do governo em ações para um desenvolvimento sustentável, assim como na criação de oportunidades, têm reflexo direto no fortalecimento econômico da cidade. “São Bernardo vive um novo ciclo de desenvolvimento, com crescimento sustentável, geração de renda e valorização da população. Cada vaga de emprego criada representa mais dignidade e esperança para as famílias da nossa cidade. Isso significa melhorar a vida das pessoas, e este é o foco central da nossa administração”, pontuou o chefe do Executivo. 

Oportunidades

As vagas ofertadas na CTR de São Bernardo são atualizadas semanalmente no portal da Prefeitura (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sdect/ctr-central-de-trabalho-e-renda) e contemplam todos os níveis de escolaridade e idade, com prioridade para empresas da região que mantêm parceria com o município. Para participar dos processos seletivos, o interessado pode enviar e-mail para ctr@saobernardo.sp.gov.br, informando no assunto o código da vaga desejada, ou realizar o atendimento presencial na Rua Padre Lustosa, 48, Centro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras até 15h. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 2630-7600 / 2630-7624 / 2630-7618.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, comemora os bons resultados na geração de empregos em 2025 e reforça que o município tem mantido diálogo constante com empresas e empreendedores desde o início da gestão, a fim de ampliar o ambiente de negócios e fortalecer iniciativas de capacitação. Segundo ele, a cidade tem avançado de forma planejada, combinando políticas públicas estruturadas com uma gestão ativa junto ao setor empresarial, inclusive para atrair novos negócios.

Demarchi avaliou que esses mais de 8.600 empregos gerados em 2025 refletem o esforço diário da equipe em construir pontes entre quem quer contratar e quem busca uma oportunidade. “É inegável que a cidade tem registrado crescimento consistente, porque trabalha de forma integrada, conectando quem busca uma vaga com quem precisa de mão de obra. Também criamos condições que facilitam a chegada de novas empresas e investimentos, e isso resulta em mais oportunidades. Essa é uma política pública que tem dado resultado muito positivo e continuará sendo prioridade no governo Marcelo Lima”, afirmou.