Até setembro, mais 23 escolas de Diadema terão com internet de Alta Velocidade

Com novos investimentos do FUST, a rede municipal de Diadema acelera a inclusão digital e equipa laboratórios para a Educação 4.0; rede passará a ter 42 escolas conectadas com o futuro

Até setembro deste ano, mais 23 escolas da rede municipal de ensino de Diadema receberão serviço de internet e Wi-Fi. Somando-se às 19 que já possuem conexão à rede, serão 42 unidades atendidas pelo serviço por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), o que beneficiará toda a comunidade escolar.

O FUST é um fundo governamental criado para financiar a expansão, melhoria e universalização do acesso a serviços de telecomunicações e internet em todo o país, especialmente em áreas carentes, escolas públicas e unidades de saúde. As escolas recebem serviço de internet com velocidade adequada às demandas pedagógicas e administrativas, rede Wi-Fi interna e suporte técnico durante dois anos, sem qualquer custo financeiro. A iniciativa reforça as diretrizes da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo a BNCC da Computação, ao promover inclusão digital, desenvolvimento de competências tecnológicas e uso pedagógico das tecnologias digitais na Educação Básica.

“O acesso à internet de alta velocidade é importante para o funcionamento dos laboratórios de informática, que serão instalados em todas as escolas de Ensino Fundamental de Diadema até o final deste ano, e para a realização de atividades pedagógicas. Até 2024, algumas dirigentes escolares chegavam a pagar o serviço do próprio bolso”, afirma Felipe Sigollo, secretário de Educação de Diadema.

No ano passado, outras 12 escolas de Educação Fundamental da cidade, graças a uma parceria firmada com o Instituto Redes do Futuro, receberam internet gratuita de alta velocidade para uso pedagógico. Por meio de negociações com provedores, a instituição consegue o fornecimento de internet com velocidade de 300 Mb a 1 Gb por um período de três anos, sem custo algum para as unidades escolares ou para a prefeitura.

Confira as 42 escolas e creches que já contam com o serviço:

MARIA CLARA JACOB MACHADO
PROF. RUBEM AZEVEDO ALVES
PROF. ROBERTO CARLOS TAPIA
AURELIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA
PROF. EVANDRO CAIAFFA ESQUIVEL
PROFª LETÍCIA BEATRIZ PESSA
RACHEL DE QUEIROZ
PROF. FLORESTAN FERNANDES
JORGE AMADO
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PROFª HERCÍLIA ALVES DA SILVA RIBEIRO
DR. HUMBERTO MAROUELLI MENDONÇA
CAROLINA MARIA DE JESUS
CECÍLIA MEIRELES
HEITOR VILLA LOBOS
VER. JORGE FERREIRA
PROF. PAULO FREIRE
SEN. TEOTÔNIO BRANDÃO VILELA
HENRIQUE DE SOUSA FILHO (HENFIL)
CHICO MENDES
JOSÉ DA SILVA FILHO
JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO
PROFª ELZA FREIRE
TATIANA BELINKY
IRMÃ DULCE
JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER (TIRADENTES)
CORA CORALINA
ANITA CATARINA MALFATTI
PROFª ELZA SEGRES (CAIS)
ETEC JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA
PROF. FRANCISCO DANIEL TRIVINHO
PROFª FABÍOLA DE LIMA GOYANO
DR. ÁTILA FERREIRA VAZ
DR. JOSÉ MARTINS DA SILVA
DEP. FREITAS NOBRE
DR. MARIO SANTALUCIA
INSPETOR REINALDO JOSÉ SANTANA – PIRÓ
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
PROFª ZILDA GOMES DOS REIS DE ALMEIDA
MIN. FRANCISCO DE PAULA QUINTANILHA RIBEIRO
EREMITA GONÇALVES DA COSTA
JOÃO JOSÉ DOS SANTOS