A tônica ou influência vibratória do mês de janeiro para o Brasil é a conjunção do arcano IV, O Imperador, do Tarô, e a carta xamânica 5, Urso, que significa Introspecção.
Vale ressaltar que minha abordagem se refere à energia ou inteligência que deverá predominar para que haja boa evolução. É um conselho e não uma previsão.
Arcano IV, O Imperador corresponde ao trabalho, personifica a autoridade, o poder de realizar, com propósito claro, planejamento, disciplina, paciência e concentração. É aquele que constrói com método, tenacidade, esforço de manutenção do que edifica. É a potência de realizar na matéria.
A carta xamânica 5, Urso, indica o tempo de introspecção, recolhimento, de hibernação, para assimilar as experiências vividas no ano que passou. É o momento de aquietar a mente, voltar-se para dentro, buscar respostas aos problemas e assim saber o que deseja compreender. É o isolamento, afastamento de burburinhos externos, é o acalmar a mente para obter clareza na rota a seguir.
Janeiro não é mês para bruscos e impensados movimentos, pelo contrário, é tempo de concentração, introspecção, para se reconhecer os desígnios que brotam internamente. Para isso será importante não se deixar levar por movimentos externos a perturbar a mente, mas como o urso, hibernar, concentrar forças para prosseguir. É momento de se preparar para realizações que necessitam planejamento, critério, método, paciência, disciplina, concentração, para construir na matéria o que nasceu em sonho durante a hibernação ou introspecção. Será preciso voltar-se para o lado de dentro para poder realizar no lado de fora.
PS: Esta publicação é continuidade da matéria “Influência para o Brasil em 2026”, da edição do dia 10 de janeiro, no Imprensa ABC.