Com QR Codes nas placas, ruas de São Caetano ganham informações históricas

Muitos moradores de São Caetano devem conhecer a R. Henrique Dias, uma pacata via residencial situada no Bairro Fundação, a poucos minutos da Paróquia São Caetano, a “matriz velha”. Pouca gente, porém, deve saber quem foi Henrique Dias.

Graças ao projeto Nossas Ruas, Nossa História, implementado pela Prefeitura, agora ficou fácil obter essa informação de forma simples e prática: basta apontar um celular para uma placa de sinalização da rua e ler um QR Code que ela contém. O QR Code remete diretamente a dados biográficos da personalidade que dá nome à rua, além de um breve histórico do bairro onde ela se localiza.

O projeto é uma iniciativa da Fundação Pró-Memória, com apoio da Semob e Sedeti. Em fase piloto, já está contemplando quatro endereços da cidade: Rua Engenheiro Rebouças, Avenida Vital Brasil Filho, Rua Castro Alves e a Rua Henrique Dias.

Várias outras ruas como Roberto Simonsen, Graciliano Ramos, Arlindo Marchetti e Herculano de Freitas, por exemplo, já estão em processo final de pesquisa histórica.