A Volkswagen do Brasil dá a partida para um mercado de 5 milhões de veículos em 2015. A montadora aumentou sua capacidade de produção de motores na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo e já levanta um novo prédio que deve abrigar uma nova linha de produção de motores. O diretor de assuntos governamentais da Volks, Antonio Megale, disse que o novo prédio poderá ter as obras aceleradas, caso a demanda do mercado, principalmente o brasileiro aumente. Hoje, estamos revendo nossas projeções, pois, as vendas de carros estão desacelerando.
Entretanto, não sabemos se isso é um efeito isolado. O que sabemos que o potencial de crescimento do mercado brasileiro é grande, disse o executivo não informando qual é a projeção para os próximos anos. No ano passado, no entanto, a montadora trabalhava com vendas internas de 5 milhões em 2015.
Somente com a nova expansão na unidade de usinagem de motores de São Carlos, a Volkswagen poderá produzir 3,8 mil propulsores por dia. No ano passado, a montagem diária era de 3,3 mil unidades. A usinagem é responsável pela transformação da peça bruta de ferro fundido em bloco de motor com as condições ideais para as demais etapas de montagem. Os motores mmontados na fábrica abastecem o Brasil e além disso, exportamos para a América Latina e África do Sul.
Desde sua inauguração, em 1996, a unidade de São Carlos já produziu 7 milhões de motores e agora, com investimentos, da ordem de R$ 90 milhões, a unidade inaugurou a nova área de usinagem. Os recursos fazem parte do plano de investimentos da montadora, de R$ 8,7 bilhões que serão gastos até 2016.
Olho no futuro
A Volkswagen está há 59 anos no Brasil e tem um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do país. Estamos investindo em São Carlos de olho no futuro, nos preparando para tornar a operação brasileira um mercado ainda mais forte para o Grupo Volkswagen no mundo, disse, por comunicado o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. A fábrica de motores é a terceira em volume de produção do Grupo Volkswagen, perdendo apenas para as unidades de Salzgitter (Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria.
Atualmente, a fábrica produz em média 70 mil motores por mês em 46 modelos diferentes, de 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais equipam os modelos Novo Gol, Fox, Voyage, Crossfox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi, Parati, Gol G4 e Golf. A unidade trabalha em onze linhas entre usinagem e montagem de motor, contendo 11 robôs e 77 estações automáticas. Megale ressaltou que a montadora ainda não definiu se irá produzir novo motor para equipar o UP! que será produzido no Brasil a partir de 2014. Não estamos considerando ainda um novo propulsor Lá fora o UP! Terá motores 1.0 de três cilindros a gasolina, de 60 cv e 75 cv de potência com sistema que desliga automaticamente o motor a combustão quando o carro para em congestionamentos.