Mauá participa na África da Conferência de Mulheres Líderes em Educação

A Prefeitura de Mauá será representada no IV MULHERES LÍDERES EM EDUCAÇÃO, ou 4th Women Leading Education – Conference Apam, em Gana na África, realizado até o dia 28 deste mês

As funcionárias da Secretaria de Educação Rosangela Malachias, assessora técnica e Elizabeth Santos, coordenadora pedagógica, irão apresentar o projeto “Lentes da cidadania”, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Gênero, Etnia e Diversidade.
Este trabalho foi indicado por Rosangela Malachias, representante do Brasil na terceira edição do encontro e recebeu a aprovação de sua comissão científica. As profissionais viajaram por meio de uma bolsa concedida pela comunidade científica. O evento, que ocorre a cada dois anos em um país diferente, é um encontro de mulheres que militam em educação e que compreendem a importância do empoderamento da mulher enquanto liderança comunitária.
O tema em discussão nesta edição tem como objetivo a busca de aprofundamentos na conexão entre conhecimento, pesquisa, formulação de políticas e viabilização destas mesmas políticas educacionais em todos os continentes, além do incentivo à aprendizagem, a colaboração e ação destas mulheres.
A participação de Mauá – O município tem no seu histórico a presença das mulheres líderes não só na área educacional, mas em todos os segmentos da sociedade, alavancando sempre o desenvolvimento. Na educação, por exemplo, o contingente feminino é absoluto.
“Na história da cidade, temos mulheres como Ana Augusta de Souza, a Ana da Terra que lutou por melhores condições de moradia para a comunidade do Parque das Américas, além de tantas outras mulheres que, no dia a dia buscam educar os seus filhos e os filhos de outrem para que Mauá possa se tornar realmente uma cidade educadora”, recorda Elizabeth.
Nesta ocasião, a experiência de Mauá focada no trinômio educação, gênero e raça direcionado às mulheres, será mostrado no 4th Women Leading Education e tem a ver com o enfrentamento à representação estereotipada da mulher brasileira na mídia. O Brasil é forte candidato a sediar a próxima conferência. “O nosso país é considerado como possibilidade de aprendizagem para outras nações. Teremos grande satisfação em receber as mulheres do mundo, líderes em educação que participam deste grupo no Brasil e em Mauá, o que contribuirá para que nossa a experiência como cidade educadora, que já somos, se amplie sobremaneira”, cita o prefeito Donisete Braga.