Em julho, devem acabar segundo a Ecovias, as longas filas de carros para pagar os pedágios nas rodovias sentido litoral e São Paulo – a Anchieta e Imigrantes, quando serão instalados os pórticos de cobrança, eliminando as intermináveis filas de veículos, nas duas rodovias que cortam o Grande ABC.
Os pedágios serão cobrados na descida e na subida da serra, ou seja, o valor de R$ 38,70 para veículos de passeio – serão divididos igualmente nos dois trechos – R$ 19,35 – tanto para descer quanto para subir, eliminando as duas paradas e aumentando o fluxo de veículos.
A informação é da Artesp – Agência de Transportes de São Paulo, ainda segundo a agência, a medida permitirá operações tecnológicas de comboio, reduzirá acidentes e emissões de gases do efeito estufa.
Na transição de modelos de cobranças, os trechos das praças em obras serão bloqueados e o tráfego seguirá apenas pelas faixas liberadas, garantindo o fluxo contínuo dos veículos sem paradas, com investimento prevista de 20 milhões de reais nas duas praças.
Os carros que já têm tags de cobrança instalados, a cobrança será automática e para aqueles que não possui o dispositivo, a cobrança será pelo emplacamento do veículo, e o proprietário deverá quitar o débito pelo site Siga Fácil SP, com opções de pagamento por cartão de crédito, débito ou Pix – os motociclistas estarão isentos do pagamento.