O município de Mauá está avançando na qualificação da rede municipal de saúde com a chegada de novos equipamentos e ambulâncias, fruto da parceria com o governo federal. Os itens já estão disponíveis para o município e começaram a ser distribuídos nas UBSs, ampliando a capacidade de atendimento na Atenção Primária e fortalecendo a estrutura de urgência e emergência.
A área da Saúde foi contemplada com combos de equipamentos destinados à melhoria da qualidade dos serviços de saúde, além de quatro novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), no último dia 9 de fevereiro com a vinda do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a cidade.
Ao todo, Mauá recebeu 10 câmaras frias para armazenamento adequado de vacinas, 10 balanças digitais, sete retinógrafos – equipamentos de alta tecnologia utilizados para fotografar o fundo do olho e diagnosticar doenças como retinopatia diabética, glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), 10 dinamômetros, utilizados na reabilitação física para medir força e desempenho muscular, além de tábuas de propriocepção, fundamentais em tratamentos fisioterapêuticos e na prevenção de quedas.
Os equipamentos serão destinados às UBSs Zaíra 1, Zaíra 2, Oratório, Magini, Primavera, São João, Feital, Flórida, Parque das Américas e Paranavaí.
As câmaras frias entregues ao município são fundamentais para garantir a conservação adequada de imunizantes, respeitando a chamada ‘cadeia de frio’, que assegura a eficácia das vacinas desde o armazenamento até a aplicação. A medida fortalece as campanhas e amplia a segurança sanitária.
Outra frente que recebeu reforço significativo é a urgência e emergência. Mauá foi contemplada com quatro novas ambulâncias do SAMU 192.
Somadas aos três veículos entregues em dezembro de 2024, a cidade passa a contar com 100% da frota renovada. As quatro Unidades de Suporte Básico (USB), destinadas a ocorrências de menor complexidade, são tripuladas por técnico ou auxiliar de enfermagem e condutor socorrista e equipadas com oxigênio, maca, colares cervicais, kits de primeiros socorros e desfibrilador externo automático (DEA).
“A renovação total da frota significa mais segurança para as equipes e mais agilidade no atendimento. Estamos falando de vidas que dependem de resposta rápida e estrutura adequada”, enfatizou a secretária Eliene de Paula Pinto.