Digitalização de processos gera economia de 1,2 mi de folhas de papel em Santo André

Implantação do Sistema Eletrônico de Informações promoveu economia de R$ 370 mil e preservou o equivalente a 123 eucaliptos

A Prefeitura de Santo André vem colhendo os frutos da implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Sete meses após o início do projeto que promoveu a digitalização dos processos da administração municipal, a Prefeitura já economizou 1,2 milhão de folhas de papel, o que equivale à economia de R$ 370 mil e à preservação de 123 eucaliptos, em prática que une eficiência, economia e sustentabilidade.

“A implantação do SEI representa uma mudança estrutural na forma como a Prefeitura de Santo André trabalha. Estamos falando de mais eficiência, economia de recursos públicos e respeito ao meio ambiente, tudo ao mesmo tempo. Economizar mais de 1,2 milhão de folhas de papel em apenas sete meses mostra que é possível modernizar a gestão, reduzir a burocracia e oferecer um serviço mais ágil e transparente à população. O reconhecimento do BID reforça que estamos no caminho certo, transformando Santo André em referência nacional em gestão pública inovadora e sustentável”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.

A adoção do SEI proporciona redução de gastos com papel, impressão e armazenamento; diminui o uso de papel, preservando o meio ambiente; permite que processos que levavam semanas sejam resolvidos em dias ou horas, além de trazer maior controle e rastreabilidade aos documentos; e dá acesso remoto para servidores e gestores, sem necessidade de deslocamento.

“O SEI mostra, na prática, como a tecnologia pode transformar a gestão pública. Em poucos meses conseguimos reduzir prazos, economizar recursos públicos e ainda gerar um impacto ambiental positivo. Esses números comprovam que a aposta da gestão na inovação está trazendo resultados concretos para Santo André, tornando a Prefeitura mais eficiente, moderna e transparente para os munícipes”, comenta o secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral.