Em operação linha expressa da Balsa até a região central de São Bernardo

Nova linha de ônibus começou a operar em caráter experimental; objetivo é melhorar atendimento a usuários da região pós-balsa

Em horário de pico os ônibus podem demorar até 2 horas para fazer o percurso (Foto: Adrianno Sakamoto)

Os moradores da região pós-balsa, no Riacho Grande, passaram a contar com uma linha expressa de ônibus até o Centro de São Bernardo durante os horários de pico. A operação, em caráter experimental, tem como objetivo melhorar o atendimento dos usuários de transporte coletivo daquela região.
Segundo o gerente operacional da Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo, Renato Moreira, a saída dos ônibus deve coincidir com a chegada da Balsa e atender os horários de maior demanda de usuários oriundos da região pós-balsa. “Um grande número de passageiros nesses horários segue da balsa em direção ao centro de São Bernardo, por isso a ideia da linha expressa”, explica.
Na parte da manhã, às 5h30, 6h20, 6h45 e 7h30, o ônibus sai da Balsa, percorre a Estrada do Rio Acima até a região central do Riacho Grande e, depois, segue sem parar até o início da Av. Brigadeiro Faria Lima, no Terminal Ferrazópolis. A partir daí, a linha passa a atender as paradas até a Rua Santa Filomena.
Já na parte da tarde, às 17h20, 17h50 e 18h30, a linha parte da Av. Brig. Faria Lima (Parada Brasilitália), atendendo as paradas até o Terminal Ferrazópolis. Depois, o ônibus percorre o trecho sem parar até a entrada do Riacho Grande e, depois, segue direto até o ponto final na Balsa João Basso.
Ainda segundo o gerente da ETC, 19% dos passageiros oriundos do pós-balsa têm como destino o centro do Riacho Grande; já o restante se divide entre o Terminal Ferrazópolis e a área central, próximo ao Paço Municipal.
Para mais informações, o número da linha direta com o usuário é 0800-192-280.
Alterações – O novo serviço faz parte da reconfiguração do transporte coletivo na região iniciada neste mês, com a alteração das linhas 6, 34 e 29, que atendem os bairros Boa Vista e Jardim Tupã, no Riacho Grande. O objetivo foi adequar a circulação de veículos e pedestres que utilizam a Balsa João Basso, atendendo solicitação dos moradores da região.