Mauá realiza Semana Mundial de Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro com o tema Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição.

A abertura oficial será na quarta-feira, Dia Mundial da Alimentação, às 18h. (Foto: Divulgação)

Para marcar a data e sensibilizar a população para utilização integral dos alimentos e coibir o desperdício, a Secretaria de Segurança Alimentar realiza uma série de atividades durante toda a semana.
A programação começou na última segunda-feira, 14 e estende-se até o sábado, 19, com palestras, ações educativas, concurso de receitas e cardápios diferenciados nos restaurantes populares e café comunitário.
A primeira palestra, nesta segunda-feira, foi direcionada para os feirantes versando sobre boas práticas de manipulação, higienização, estocagem e redução de desperdício. Mais duas palestras acontecerão na quarta-feira e no sábado, tendo como público-alvo as entidades conveniadas e beneficiários do programa Banco de Alimentos, mas abertas a toda população.
Os cardápios diferenciados, que serão oferecidos durante a semana, têm o objetivo de demonstrar a possibilidade de aproveitamento integral dos alimentos usando folhas, talos, cascas e grãos e orientar para uma alimentação mais saudável, balanceada e nutritiva. No café comunitário, servido no Terminal Rodoviário, será oferecido pão de centeio, pão de batata, pão de hambúrguer com gergelim e pão integral. Todos produzidos na padaria municipal.
Já os Restaurantes Populares terão pratos que utilizam talos e cascas de legumes. A equipe da secretaria orientará os frequentadores e distribuirá receitas que levem tais ingredientes.
A abertura oficial será na quarta-feira, Dia Mundial da Alimentação, às 18h no Centro de Formação de Professores. Após a solenidade e palestra acontecerá a apresentação do concurso de receitas com participação de 13 entidades conveniadas. Os beneficiários utilizarão receitas que aprenderam nas oficinas de geração de renda realizadas em diversos pontos da cidade.
“Todas estas ações objetivam ajudar a população a refletir sobre o desperdício de alimentos que ainda é muito grande e rever nossas ações cotidianas para que possamos reduzir o desperdício e enfrentar o problema da fome,” resumiu o secretário de segurança alimentar, Marcos Filório.